O lançamento do programa ocorreu nesta quarta-feira com a presença da equipe do IPA, autoridades locais e agricultores/as

O município de São Vicente Férrer recebeu, nesta quarta-feira (24), a equipe do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto, que é uma iniciativa do Governo Federal, com a execução do Governo do Estado, tem o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Em Pernambuco, o programa irá beneficiar cerca de 150 mil pessoas e, até o final de fevereiro, chegará a 87 municípios.

No PAA, os alimentos são comprados diretamente dos agricultores/as que são cadastrados pelo IPA. O instituto também é responsável pelo cadastro das instituições que recebem os produtos (hortaliças, tubérculos, frutas, verduras e proteína animal). São entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Em São Vicente Férrer, foram cadastrados 51 agricultores, 10 entidades e 6021 pessoas beneficiadas.

“A parceria do IPA com os agricultores, junto com a prefeitura, é importante porque incentiva a produção e também tira o atravessador do processo. E ainda contamos com o apoio do extensionista do instituto, que nos ajuda com consultoria no trabalho no campo”, destacou o agricultor Rafael Cavalcante.

O secretário municipal de Agricultura, Márcio Lima, definiu como “forte e duradoura” a parceria entre o Governo Municipal e o IPA. “Os extensionistas sabem que a prefeitura está à disposição para o que precisarem. Podem contar conosco porque, o precisarem, será feito”, garantiu o gestor que, junto com o secretário de Assistência Social, Adilson Carlos, representou o prefeito da cidade, Marcone Vicente dos Santos.

O diretor presidente do IPA, Joaquim Neto, ressaltou que quando o trabalho é feito com a união de todos (governos federal, estadual e municipal) as coisas acontecem. “Nós que fazemos parte da equipe do  Governo e seguimos a orientação da governadora Raquel Lyra ficamos felizes quando em ver que as coisas funcionamndo. E aqui sei que as coisas vão acontecer”, disse Joaquim Neto.

O diretor de Extensão Rural, Francisco Dantas, destacou o trabalho do IPA para levar o PAA para os municípios. “E isso ainda é muito pouco. Estamos empenhados em trazer mais recursos para que os alimentos cheguem apenas a São Vicente Férrer, mas para a toda a região”, observou. Também participaram do lançamento, Isaque Nascimento, extensionista do IPA e coordenador do PAA, Fabrício Bezerra Pereira, supervisor regional, e Luiz Filho.

Outros municípios

Na Gere Surubim sete municípios participam do PAA, com 53 entidades, beneficiando diretamente 16.703 pessoas. Foram cadastrados 127 agricultores/as, que fornecem os alimentos para o programa.

Em Machados, são duas entidades cadastradas, beneficiando 571 pessoas. No município, 29 agricultores/as foram cadastrados no programa.