Iniciativa reúne representantes de bancos, institutos de pesquisa, universidades e outras entidades governamentais e privadas

Nesta terça-feira (5), foi realizada, no auditório do IF Sertão Campus Floresta, a reunião de instalação Comitê Territorial do Plano Safra do Sertão, uma iniciativa conjunta entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Banco do Nordeste (BNB), o IF SERTÃO, e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O grupo conduziu a mesa de debates, da qual participaram uma extensa lista de entidades comprometidas com o fortalecimento da agricultura familiar na região do Sertão de Itaparica.

A diversidade dos participantes reflete a amplitude do compromisso com o desenvolvimento regional. O diretor de Extensão Rural do IPA, Francisco Dantas, e o gerente regional do IPA de Serra Talhada, Fernando Nogueira, marcaram presença na mesa de discussões.

Eles trouxeram uma perspectiva valiosa para as estratégias de desenvolvimento regional, ressaltando a importância da extensão rural na implementação de práticas inovadoras.

Fernando Nogueira ressaltou a importância do comitê territorial ao afirmar que “ele traz para a região a possibilidade de discutir a cadeia produtiva de cada localidade, cada uma com características distintas. Embora compartilhem similaridades, o manejo próprio e a cultura do povo são fatores que diferenciam cada região”, destacou.

O evento também destacou a importância do direcionamento estratégico de recursos por parte dos bancos, como o Banco do Nordeste. O objetivo é aproveitar as potencialidades específicas de cada região do Sertão de Pernambuco, levando em consideração não apenas as características climáticas, mas também as particularidades culturais que tornam cada localidade única. As parcerias estabelecidas e as discussões realizadas durante o evento sinalizam um compromisso coletivo em impulsionar o desenvolvimento regional.

Entidades participantes do evento

Representantes do MDA e BNB, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do Governo do Estado de Pernambuco, IF SERTÃO- Campus Floresta, IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco, Rede Nacional de Colegiados Territoriais, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), Via Trabalho, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), ITERPE (Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco), INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), FETAPE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco), MCP (Movimento Camponês Popular), CPT (Comissão Pastoral da Terra), ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas), UNICAFES (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), Quilombos de Pernambuco, Fórum de Economia Solidária, FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar).