O IPA fez o lançamento do programa nesta segunda-feira em um evento no município

Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) continua com o cronograma de lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, no estado.  Nesta segunda-feira (22), extensionistas e técnicos da empresa estiveram em Floresta, no Sertão pernambucano, para implementar o programa na região.

O município foi contemplado com recursos no valor de R$ 95 mil, beneficiando 47 agricultores familiares. Os alimentos produzidos pelo grupo estão sendo repassados para oito entidades cadastradas no programa, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Durante o evento, o programa foi enaltecido por todos que usaram da palavra. “Eles, inclusive, solicitaram a continuidade do PAA pela importância no apoio à produção, levando comida a mesa das famílias carentes e dessa forma, contribuindo pela erradicação da fome no nosso estado”, destacou o diretor de Extensão Rural do IPA, Francisco Dantas.

Ao falar sobre o programa, a agricultora Aucilene, que mora na Fazenda Malhada Vermelha, ressaltou que o PAA tem beneficiado os agricultores, dando a eles a oportunidade de vender produtos de qualidade e por um preço justo. “Então, só tenho a agradecer ao programa e a todos que fazem parte dele”, afirmou.

O objetivo do PAA é de fortalecer a agricultura familiar e beneficiar, com os produtos plantados e colhidos pelos agricultores/as, instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Nesta quarta-feira (24), o lançamento será nos municípios de Machados e São Vicente Férrer, na Região do Agreste. A proposta é de chegar a 87 municípios até o final de fevereiro.

No lançamento do PAA de Floresta, também estiveram presentes o gerente Regional de Serra Talhada, Fernando Nogueira, o coordenador do PAA estadual, Isaque Nascimento, representantes da Prefeitura de Floresta, do IF Sertão (Instituto Federal do Sertão/PE), do Banco do Nordeste, da Gerência de Educação Estadual, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Conselho municipal e de associações locais.