A iniciativa tem o objetivo de orientar os agricultores da família no processo de inscrição no cadastro

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) iniciou, nesta quinta-feira (26), uma ação importante para os agricultores do nosso estado: o Mutirão para Emissão do CAF (Cadastro do Agricultor Familiar). Este processo é fundamental para o homem e mulher do campo, pois permite o acesso a uma série de benefícios, como crédito rural, regularização ambiental e participação em programas de compras governamentais. No final da ação, foram emitidos 30 CAFs, 79 atendimentos realizados, além de 20 agendamentos para próximas duas semanas.

O presidente do IPA, Joaquim Neto, prestigiou o evento e fez uma saudação aos agricultores(as). Além de destacar a importância do CAF e seus benefícios para o agricultor, o presidente falou da possibilidade dos alimentos produzidos pelos agricultores da família serem introduzidos na merenda das redes de ensino municipal e do estado. “Todas essas ações são fundamentais para melhorar a vida do produtor rural. Então, contem sempre conosco e, assim, como diz a governadora Raquel Lyra, vamos trabalhar para que essas iniciativas cheguem, principalmente, para os invisíveis”, destacou Joaquim Neto.

Ele disse, ainda, que o mutirão em Riacho das Almas atendeu o pleito do prefeito da cidade, Dió Filho, o primeiro a procurá-lo para solicitar a realização do evento, mas que, a partir de agora, o mutirão será realizado em outros municípios, inclusive com a atuação de duas equipes do IPA. “Vamos ter uma equipe na sede e outra nas regionais para que trabalhem simultaneamente e, assim, iremos dinamizar a emissão do CAF, documento tão importante para o pequeno agricultor”, observou Joaquim Neto.

Josefa Maria, que também é agricultora, acompanhou os pais para fazer o cadastramento. “Essa iniciativa do IPA vai trazer muitos benefícios para nós. Nunca tinha visto um mutirão como esse. O nosso sentimento é de que a agricultura familiar está sendo valorizada e que, o alimento que cultivamos, vai beneficiar o próximo”, afirmou.

O CAF irá substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e será a principal ferramenta para o acesso às ações, programas e políticas públicas voltadas para geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar. O diretor de Extensão Rural do IPA, Francisco Dantas, também participou do evento.