O programa do Governo Federal vai beneficiar cerca 150 mil pessoas em todo o Estado

Sertânia, no Sertão do Moxotó, é mais um dos municípios pernambucanos contemplados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O lançamento na cidade aconteceu nesta terça-feira (16), com a presença do diretor presidente do IPA, Joaquim Neto, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do instituto, Henrique Castelletti, autoridades locais, agricultores e equipes de extensionistas e técnicos do IPA.

O programa está chegando aos municípios, beneficiando diretamente famílias que residem em sítios, assentamentos e comunidades quilombolas de todo o estado. Em Pernambuco, o PAA chagará a 87 municípios, em um trabalho executado nas 12 regionais do IPA.

Por enquanto, 1.610 agricultores estão cadastrados para vender os seus produtos. Na regional de Sertânia, o IPA cadastrou 25 agricultores da família. O planejamento elaborado pelo instituto para o PAA prevê que 150 mil pessoas serão atendidas pelo programa em todo o estado. Da verba destinada a Pernambuco pelo Governo Federal, o repasse para o IPA foi de R$ 8 milhões, 70% a mais que no ano de 2023.

“Isso aqui é uma pequena grande ação. É o recomeço de um programa que nunca deveria ter parado. A governadora Raquel Lyra procurou o presidente Lula e nós lançamos o PAA em Pernambuco. A preocupação da governadora é com todo Pernambuco, mas especialmente com os pequenos e nele que vamos chegar com programas como o PAA”, afirmou Joaquim Neto.

Estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito de Sertânia, Toinho Almeida, as vereadoras Galba Siqueira, Magali Andrade e Rita Rodrigues, o vereador Junhão Lins, o extensionista do IPA e coordenador do PAA em Pernambuco, Isaque Nascimento, o gerente regional do IPA/Arcoverde, João Paulo Santana, o supervisor regional, Evaldo dos Santos, entre outras autoridades.

O presidente Joaquim Neto e equipe ainda estiveram na Estação Experimental de Sertânia para uma reunião de trabalho.

Fotos: Paulo Aguiar