A gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Araripina, Marlene Resende recebeu da Câmara dos Deputados uma placa em reconhecimento ao trabalho de extensão rural realizado por ela, a quase 40 anos. A homenagem refere-se ao Dia Nacional do Extensionista Rural, que foi comemorado no dia 6 de dezembro.

Marlene Resende tem um trabalho dedicado à Assistência Técnica e Extensão Rural desde 1983, quando entrou através de concurso público na extinta  Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável ). Há 19 anos exerce as funções no Instituto Agronômico de Pernambuco, em Araripina no Sertão do Araripe.

A homenagem reconhece a extensionista como um importante agente de mudanças e ações que buscam o bem-estar social e o desenvolvimento rural sustentável. Suas ações se refletem na segurança alimentar, na qualidade dos alimentos produzidos, na conservação dos recursos naturais, na oferta de produtos de qualidade para a alimentação humana e animal.

Atualmente a gestora gerencia os trabalhos de extensão rural realizado em 10 municípios, onde os técnicos rurais apoiam a agricultura familiar e compartilham conhecimento, tecnologias e políticas públicas.

“É um prazer imenso receber esse reconhecimento, é um incentivo do nosso trabalho à frente da extensão rural no Sertão do Araripe. Fazemos um trabalho em equipe, que lutamos cotidianamente para levar o melhor atendimento para os agricultores familiares, e fazemos isso com maior prazer”, destaca Marlene.

Esse reconhecimento é resultado da contribuição de construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável, centrado no fortalecimento da agricultura familiar e de suas organizações, por meio de metodologias participativas, buscando viabilizar condições para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.