Os extensionistas rurais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e doutorandos em Agroecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ana Paula Gomes, Henágio José e Gildo Ribeiro participaram nessa quinta-feira (15), do 1º Congresso Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial que tem como tem a central: O Antropoceno e seus impactos na transição agroecológica territorial. O congresso teve início na terça-feira (13) e segue até esta sexta-feira (16).
As produções científicas apresentadas pelos/a extensionistas são frutos da interrelação entre as atividades desenvolvidas na extensão rural, juntamente com o aprendizado que cada um/a traz consigo durante a vivencia no doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial.
Os trabalhos apresentados foram:
Ana Paula Gomes / Título da produção científica:
Utilização de metodologias participativas de extensão rural, como estratégias para implantação de horta orgânica em escola estadual de Pernambuco.
Gildo Ribeiro / Título da produção científica:
A ESSENCIALIDADE DA CAATINGA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SEMIÁRIDO: Contribuições da agroecologia para regeneração, adaptação e resiliência dessa Bioma.
Henágio José / Título da produção científica:
ATER Digital Participativa: o caso da associação de agricultores orgânicos – Terra Fértil em Brejo da Madre de Deus – PE.
O evento ocorre até hoje dia 16 e ainda dá tempo de participar pela plataforma http://participa.ufape.edu.br/evento/70