No dia 18 de outubro, estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves (ETECNA), de Serra Talhada, realizaram uma visita técnica à propriedade da família Silvana Rodrigues e Antônio Marcos, no Sítio Santo Antônio, em Santa Cruz da Baixa Verde. A propriedade é uma Unidade de Referência do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) no município, assistida pelo IPA por meio de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A atividade foi organizada pelo extensionista Gerlúcio Moura, do escritório local do IPA, com a colaboração do supervisor da Gerência Regional de Serra Talhada, Antônio Pereira, e da coordenadora do curso, Francisca Nunes.

Durante a visita, os estudantes conheceram as áreas de olericultura, fruticultura, sistema agroflorestal em formação e produção de mudas, além de participarem de demonstrações de preparo mecanizado do solo e coleta de amostras para análise. Também foi apresentada a produção e beneficiamento de mel da propriedade, destacando o trabalho diversificado da família.

O encontro foi encerrado com uma roda de diálogo, na qual a família reforçou a importância da Ater no fortalecimento da produção familiar. Desde 2018, a unidade é acompanhada pelo IPA, com ações como emissão de CAF, distribuição de sementes, inscrição no Garantia-Safra, execução de programas como o PAA e o PDHC, além de apoio técnico e incentivo à comercialização dos produtos em feiras, como a FENEAF.