A abertura das atividades contou com a participação do diretor-presidente do IPA, Joaquim Neto e representantes das instituições parceiras: secretaria da Agricultura Familiar, Iterpe, Prefeitura de Caruaru

Agricultores familiares do município de Caruaru atenderam a convocação do IPA para o mutirão de Emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), promovido, nesta terça-feira (14), pela Gerência Regional do IPA/Caruaru. A atividade começou às 8h e só termina às 16h. Os trabalhadores do campo começaram a chegar logo cedo e foram recepcionados pelo diretor-presidente do IPA, Joaquim Neto, o diretor de Extensão Rural, Francisco Dantas, o secretário adjunto da Agricultura Familiar, Bruno França, o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, e o secretário executivo do Desenvolvimento Rural de Caruaru, Wesley Nascimento.

A presença dos agricultores no mutirão é resultado do trabalho de mobilização realizado pelos extensionistas do IPA, que se empenharam na busca por cada um deles em assentamentos e sítios do município. “O processo de mobilização dos agricultores foi muito simples e tranquilo. Sempre falei para eles da importância de ter informações sobre os programas que atendem a agricultura familiar. E o IPA está aqui para ajudar o agricultor familiar”, destacou a extensionista Dilza Albuquerque.

O retorno do trabalho está traduzido nas palavras da agricultora Maria do Amparo. “O CAF oferece muitas coisas para nós. Foi muito importante para todos a mobilização feita pelo IPA”, ressaltou. “O CAF é um documento que uso para ter acesso aos programas do governo e também para retirar dinheiro no Banco do Nordeste, que uso para investir na agricultura familiar na minha própria terra e Dilze, que é a nossa extensionista, presta toda assistência que preciso”, disse Maria do Amparo, que reside no Sítio Xicuru, em Caruaru.

Ao falar para os agricultores e convidados, Joaquim Neto destacou que a meta de cada um que trabalha com o homem e a mulher do campo é transformar o pequeno agricultor em um grande empresário. “Tem que parar com essa história de dizer que o pequeno tem que ser pequeno a vida toda. O pequeno tem que crescer. Depende de cada um de vocês. Nós e toda equipe da governadora Raquel Lyra estamos prontos para fazer isso. E não é só em Caruaru. É em todo o estado de Pernambuco”, assegurou o diretor-presidente do IPA.

Ele destacou, ainda, que a partir de agora é olhar para frente e esquecer o passado. “Vamos atuar com essa empresa, junto com cada trabalhador, nos quatro cantos do estado de Pernambuco. Vamos dar visibilidade aquele que sempre foi invisível, principalmente nos últimos oito anos”, frisou.

O secretário-executivo do Desenvolvimento Rural de Caruaru, Wesley Nascimento, ressaltou a parceria com o IPA. “Estamos vivendo um momento muito rico. O IPA, que agora descentraliza suas ações, está vindo aos municípios para poder atender os produtores e produtoras rurais. Na verdade, o IPA renasce. O instituto não tinha nenhuma atuação local e agora nós vemos, com essa gestão, que a assistência e técnica e assistência rural vão chegar ao nosso município para atender o agricultor/a com pesquisa e assistência técnica rural”, observou o gestor.

A expectativa do secretário é de que das 200 famílias cadastradas previamente, 30% consigam a emissão do CAF. “Esse já será um resultado muito exitoso para nós”, afirmou. Estão participando do mutirão   agricultores dos assentamentos Dom Hélder, em Bezerros, e das localidades de Pau Santo, Carneirinhos e Xicuru, em Caruaru.

O secretário adjunto da Agricultura Familiar, Bruno França, assegurou aos agricultores/as que eles irão receber todos os projetos relacionados à agricultura familiar em Pernambuco. “O IPA, o Iterpe, o Prorural, a Ceasa, estamos todos juntos trabalhando. E no próximo ano muita coisa boa vai chegar para o nosso estado”, disse o secretário.

Cumaru

A cidade de Cumaru também recebeu, nesta terça-feira (14), o Mutirão do IPA para Emissão do CAF. Ao lado do diretor-presidente do IPA, Joaquim Neto, a prefeita do município, Mariana Medeiros, destacou a importância da ação realizada pelo IPA. “Gratidão é a palavra que resume tudo que está sendo feito, não por mim, não por Cumaru, mas por todos os agricultores e agricultoras.  O mutirão do IPA chegou aqui no nosso Cumaru, levando para o agricultor e agricultora respeito, equidade, dignidade, empatia”, disse gestora, ressaltando, que há muitos anos havia uma ação desse porte na cidade.

Mariana Medeiros observou, ainda, que o município iniciou, no ano passado, o Seguro Safra e por isso o agricultor precisa do CAF. “Quem não tem esse conhecimento do processo está tendo agora acesso a um documento que é seu por direito. E nós estamos fazendo o dever, de levar tudo isso aos que precisam. Não de migalhas, mas de respeito”, afirmou a prefeita.

Joaquim Neto, ao falar sobre o mutirão em Cumaru, lembrou que o trabalho é resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e da prefeita Mariana Medeiros. “E quem ganha é o agricultor familiar. Falar de CAF é falar do novo CPF do agricultor familiar e da agricultura. É um documento necessário para o Garantia Safra, projetos financeiros, aposentadoria rural, entre outros programas”, frisou Joaquim Neto.

Em Cumaru, os agricultores também foram beneficiados com a emissão da carteira de identidade, informações sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), entre outros documentos necessários para emissão do CAF. Representantes do Banco do Nordeste também participaram da ação.