Nesta quarta (13) o presidente Joaquim Neto reuniu equipe de veterinários do Instituto e técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) na Estação Experimental de Serra Talhada, para analisar a criação de Guzerá da unidade, cuja seleção da raça iniciou desde 1979 e atualmente conta um rebanho de 120 animais bastante conceituados pelos criadores do país.
O técnico da ABCZ, responsável pela avaliação e certificação dos zebuínos do Estado, se mostrou muito impressionado com a alta qualidade genética do rebanho IPA, tanto no porte e como na longevidade das fêmeas. “O Estado de Pernambuco tem aqui um tesouro, que estava esquecido. Leva-se muito tempo para chegar a esse resultado. É intenção do IPA recuperar essa seleção genética para oferecer aos criadores de melhorar o rebanho da região e queremos muito fazer.” disse o técnico de campo Júlio Soares.
“Nós temos aqui um rebanho de alta linhagem genética, fruto do trabalho de muitos pesquisadores que passaram pelo nosso instituto. Já temos um laboratório de grande capacidade para produção de embriões na Estação de Arcoverde. Aqui damos um pontapé inicial para registrar os animais que ainda não foram certificados e oferecer genética única aos pequenos agricultores de Pernambuco. É determinação do Estado, da nossa governadora Raquel Lyra, melhorar a bacia leiteira e de corte, suporte que IPA como empresa pública do Estado pode e vai oferecer” disse Neto
Além do rebanho de Guzerá, o IPA ainda conta com importantes seleções de animais adaptados ao semiárido em outras estações, o holandês em São Bento do Una, o Girolando em Arcoverde e uma linhagem de ovinos e caprinos em Carpina. Um patrimônio do povo pernambucano.