Depois de três dias com muita troca de experiências, aprendizado e descobertas de novas ideias, os participantes do VI Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE) foram conhecer, na prática, a riqueza e a diversidade do trabalho realizado pelo IPA e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em visitas técnicas às instalações do IPA, Experimental de Itapirema/IPA, em Goiana e à Estação Ecológica de Tapacurá/UFRPE.

Divididos em três grupos e acompanhados por pesquisadores e especialistas das duas instituições, eles tiveram uma verdadeira aula de conhecimento.

Nas instalações do IPA, a turma conheceu o Herbário Dárdaro de Andrade Lima, que tem 90 anos de existência e abriga a mais completa e antiga fonte de informação sobre a flora do Nordeste brasileiro, sendo uma referência mundial para espécies do bioma caatinga. Também fez parte do roteiro uma visita aos laboratórios e a horta orgânica.

Na Estação Experimental de Itapirema, conheceram o maior banco de sapoti e sapota do mundo, revelando a dedicação incansável dos pesquisadores do IPA em preservar a diversidade genética dessas frutas essenciais. Os participantes também conheceram o extraordinário Jardim Clonal de Seringueiras conservado na estação.

Na Estação Ecológica de Tapacurá, os visitantes observaram áreas preservadas remanescentes de Mata Atlântica e Pau-brasil, conheceram a produção de mudas florestais e percorreram trilhas. As visitas técnicas encerram as atividades do VI Simpósio RGVNE, mais um grande evento realizado pelo IPA em prol da pesquisa em Pernambuco, em parceira com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o CREA/PE.