O lançamento do programa ocorreu na sede do Escritório Regional do IPA/Afogados da Ingazeira
Agricultores/as do município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, e demais cidades da região, entraram para rede de fortalecimento da alimentação dos que mais precisam. Nesta quarta-feira (17), ocorreu o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, na sede da Gerência Regional do IPA/Afogados da Ingazeira. Os produtos comprados dos produtores locais são repassados para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e social.
Os agricultores/as cadastrados no programa levaram para o evento frutas, verduras, hortaliças e tubérculos colhidos em suas propriedades e que irão reforçar as refeições preparadas pelas entidades beneficiadas pelo PAA. Da verba destinada a Pernambuco, pelo Governo Federal, o repasse para o IPA foi de R$ 8 milhões, 70% a mais que no ano de 2023.
Presente à solenidade, o diretor presidente do IPA, Joaquim Neto, destacou que Pernambuco foi o terceiro estado do país contemplado com o volume de recursos repassados pelo Governo Federal para o PAA, ficando atrás apenas da Bahia e Minas Gerais. “Isso é muito importante para que possamos chegar aqueles que mais precisam e essa é a preocupação da governadora Raquel Lyra”, ressaltou Joaquim.
O diretor presidente do IPA também falou sobre o trabalho que vem sendo realizado para que os agricultores obtenham a certificação de seus produtos e, assim, ter condições de comercializar também para rede privada e até para o mercado internacional. “Esse é o nosso trabalho. É dar ao agricultor/a o que ele precisa para vender sua produção para além dos programas oficiais dos governos federal e estadual”.
O diretor de Extensão Rural do IPA, Francisco Dantas, além de destacar a qualidade dos alimentos produzidos na Região do Pajeú, falou sobre o trabalho em parceria com os agricultores/as. “Vocês fazem a parte de vocês e nós a nossa, executando políticas públicas para aqueles que precisam e para aqueles que produzem”, ressaltou.
Para o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares, as ações conjuntas realizadas pelas entidades públicas chegam mais rápido para quem precisa. “É isso que estamos fazendo aqui. O nosso papel é chegar junto das pessoas, levando coisas boas e em 2024 teremos muitas coisas boas para vocês”, garantiu o gestor.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Madalena Patriota, agradeceu ao IPA por ter incluído entre as instituições beneficiadas no PAA a Cozinha Comunitária do município. “Vocês não imaginam o que isso representa na vida de quem precisa desses alimentos. São andarilhos, moradores de rua, gente que não tem o que comer e a partir de agora vão passar a comer alimentos de qualidade. Isso é muito importante”, definiu.
Também participaram do evento a gerente da Regional IPA/Afogados da Ingazeira, Tereza Cristina Monteiro, o extensionista do IPA e coordenador do PAA, Isaque Nascimento, equipes de extensionistas e técnicos do instituto, técnicos da Adagro e agricultores/as da região.