A deputada estadual Socorro Pimentel (União) esteve, nesta segunda-feira (30), com o presidente do IPA, Joaquim Neto, para tratar de demandas que irão beneficiar agricultores da Região do Araripe, especialmente do município de Ipubi. De acordo com a deputada, as principais reivindicações estão voltadas para o enfrentamento a seca e o fortalecimento da agricultura familiar.


Na conversa, o presidente destacou o trabalho que vem sendo feito pelo IPA para atender, da melhor forma, o homem e a mulher do campo, no momento em que a empresa passa por um processo de restruturação. Da reunião também participaram o advogado Wilson Filho e Amanda Cardoso, que são lideranças do município e estavam representando os agricultores da região e o chefe de gabinete da presidência, Severino de Oliveira Ursulino.


No final do encontro, a deputada disse que as expectativas são muito positivas. “O presidente do IPA conhece a vivência das pessoas do campo, principalmente as necessidades. Viemos aqui para ouvir e sabemos que toda oportunidade que Joaquim Neto tiver para chegar junto do agricultor familiar, ele vai chegar’, destacou Socorro Pimentel.


Ao avaliar a reunião, o presidente do IPA ressaltou o compromisso da deputada com o povo da região, principalmente com o pequeno produtor, a exemplo dos que vivem em Ipubi. “A governadora Raquel Lyra, quando me colocou aqui, nos deu essa missão de colocar a casa de pé e atender principalmente os menores, aqueles que ficaram invisíveis e que foram excluídos a vida toda”.


Segundo Joaquim Neto, as ações para atender os pequenos produtores envolvem as áreas de recursos hídricos, com água para produção e para o consumo, além de assistência técnica e crédito rural orientado. “Enfim, todas as ações da empresa têm que chegar nos mais longínquos municípios de Pernambuco. Essa é minha missão aqui”, definiu.


O presidente adiantou, ainda, que o instituto já tem um diagnóstico das atividades a serem executadas. “Estamos aguardando o momento para iniciar as ações do governo, através do IPA, em todo o estado de Pernambuco”.