Nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco foi palco de uma importante visita do embaixador da China, Zhu Qingqiao. Este evento marcou a quinta oportunidade em 2024 que o governo de Pernambuco esteve em contato direto com representantes chineses, sublinhando a importância crescente dessa relação.

O embaixador Zhu Qingqiao ressaltou em sua fala a cooperação destinada ao desenvolvimento não só de Pernambuco, mas de toda a região Nordeste. Ele aproveitou a ocasião para convidar os secretários e a governadora de Pernambuco a visitarem a China, visando aprofundar os laços e explorar novas oportunidades de colaboração.

A cônsul chinesa, Sra. Lan Heping, também participou do encontro, destacando a já estabelecida parceria entre Pernambuco e a província de Sichuan. Ela apresentou materiais sobre a associação de empresas chinesas no Brasil, enfatizando o potencial para futuras colaborações e investimentos.

O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ADEPE, IPA e FIEPE, todos unidos para enfatizar as vantagens competitivas e as oportunidades de negócios na região, cada um em sua área.

O IPA, representado pelo diretor de Administração e Finanças, Carlos Ramalho, e pelo diretor de Pesquisa, Henrique Castelletti, realizou uma apresentação detalhada de suas ações, incluindo pesquisas, distribuição de sementes e execução de programas de fomento e crédito como o PAA. Projetos importantes que estão em fase de desenvolvimento, como o PE Agroecológico e o Sertão Vivo também foram destacados, juntamente com a FIPAGRI, que sintetiza o trabalho do IPA em apoiar o agricultor familiar pernambucano.

Em comentário após apresentação do IPA, o embaixador Zhu Qingqiao elogiou a FIPAGRI, destacando-a como uma oportunidade promissora para o sucesso do e-commerce. Ele enfatizou a importância de criar uma estrutura logística para escoar as produções do interior, promovendo o desenvolvimento das regiões afastadas dos centros urbanos.