O escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Cedro, ligado à Gerência Regional de Salgueiro, realizou um intercâmbio entre produtores de orgânicos do estado do Ceará e agricultores do município de Cedro, dos sítios Barro Branco, Gameleira e Reis.

No encontro, foram realizadas rodas de conversas  nas três comunidades, dentro das propriedades ruais, visando a troca de experiencias entre os produtores do Ceara, que realizam duas feiras semanais de produtos. Eles puderam interagir com alguns produtores de Cedro assistidos pelo IPA. Entre os temas abordados estava o cultivo protegido (estufa), associativismo, mercado consumidor, estratégias de produção orgânica, otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e respeito a diversidade cultural de cada produtor.

Participaram das visitas agricultores das comunidades e agricultores visitantes do Ceará, os representantes do IPA, Manoel Costa e Lailson Freire, o secretário de Agricultura de Cedro, Lando de Constâncio, o gerente do BNB, Marcio Simplicio, o presidente do SINTRAF Leidma Maria, o secretário-adjunto de Agricultura e meio ambiente de Crato, Stefeson, o técnico da Ematerce Antônio Neto e o presidente da Associação dos Produtores de Orgânicos, Edna Teles.

O intercambio foi importante por vários aspectos, entre eles a motivação dos agricultores de Cedro em formar uma feira orgânica. Já os agricultores do Ceará saíram encantados com as técnicas de produção, receptividade e organização. As visitas foram finalizadas com a ida à usina de beneficiamento de semente do município de Cedro.