A primeira feira idealizada pelo instituto reuniu mais de 450 produtores da agricultura familiar de todo o estado
A 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri) superou as expectativas de agricultores e visitantes. Os produtores festejaram o sucesso nas vendas, enquanto as pessoas que circularam pelos pavilhões, ressaltaram a oportunidade que tiveram de comprar produtos de qualidade, alguns de sabores inéditos, a exemplo da buchada de tilápia, carpaccio de polvo e pólen apícula, por preços acessíveis e direto do produtor.
Segundo dados da organização, mais 12 mil pessoas visitaram a feira durante os quatro dias do evento. A Fipagri começou na última quinta-feira (19) e termina neste domingo (22), reunindo mais 500 produtores da agricultura familiar de todas as regiões do estado. A estrutura abrigou 200 estandes, 12 restaurantes, um palco para apresentações culturais e o espaço Cozinha de Família, coordenado pelo chef César Santos.
Josefa Marenilda, do Delícia da Tilápia, coordenado por um grupo de 10 mulheres, no município de Jatobá, falou sobre a importância da Fipagri e no impulso das vendas. “A feira foi muito importante para nós da agricultura familiar. As vendas foram ótimas. Alguns produtos acabaram logo no primeiro dia. A ideia do IPA de realizar essa feira foi maravilhosa. Só tenho a agradecer por esta oportunidade”, destacou, Josefa. Ela trouxe para a feira 150 itens feitos à base de tilápia (buchada, bolinho, filé e hamburger).
Em outro estande de sucesso, o da Ilha de Itamaracá, Kleber Ferreira e seu sócio Pedro Eugênio, chamaram a atenção com a exposição de favos de mel para degustação. Apicultor desde 1986, ele comercializou mel de abelha orgânico, própolis e pólen apícula, em um total de 276 unidades.
“A Fipagri foi uma grande novidade para nós. E para a cadeia econômica dos produtores e para agricultura familiar foi excepcional. O apoio do IPA e de seus técnicos foi exemplar. O IPA está de parabéns pela iniciativa. A feira foi um grande sucesso”, destacou o apicultor.
Para o presidente do IPA, Joaquim Neto, além de dar oportunidade de comercialização e de novos contatos para negócios, a feira deixa como legado uma janela de oportunidade por meio do site do IPA. “A comunicação do IPA fez fotos de produtos e produtores e todas as informações ficarão disponíveis no site do instituto para contatos pós-feira”, ressaltou o gestor.
Outra iniciativa social que deu certo foi a campanha “Mudas que Mudam: plante o futuro, alimente o presente”, que arrecadou uma tonelada de alimentos. Os visitantes trocaram um quilo de alimento por uma muda cultivada pelo IPA na Estação de Pesquisa Experimental de Itapirema. Nesta segunda-feira, Joaquim Neto anunciará a instituição a ser beneficiada.