Os extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), expõem até domingo 25/09, na ExpoAgro Nordeste 2022 um biodigestor portátil, capaz de converter esterco animal e resíduos orgânicos de residências e pequenos negócios em gás de cozinha e fertilizante líquido.
O equipamento está montado na principal Rua do Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, na entrada de acesso ao público. Durante a abertura, o extensionista Dijair Alves explicou aos visitantes o funcionamento e o benefício do equipamento para os produtores rurais. O sistema do biodigestor é autônomo, e não exige energia elétrica ou água pressurizada para funcionar, tem capacidade para produzir até oito horas de gás de cozinha diariamente.
O biodigestor portátil realiza o aproveitamento de biogás utilizando a biomassa gerada por dejetos bovinos e o emprego dos resíduos sólidos gerados como biofertilizante para adubação da terra, dessa forma oferece-se um destino correto para os dejetos dos animais, minimizando a contaminação ambiental e evitando a emissão para a atmosfera dos principais gases poluidores, pois estes ficaram retidos no biodigestor até o momento de sua combustão.
A ExpoAgro Nordeste visa oferecer várias oportunidades de novos negócios aos participantes, assim como, aproximar o grande público da cidade com a vida no campo. A feira contará com 3 mil animais vindos de várias regiões do Brasil. Desde bovinos, tanto de corte quanto de leite, caprinos, ovinos, equinos, bubalinos, suínos e várias outras espécies. O extensionistas do IPA também irão orientar, durante a Expoagro, a maneira correta como armazenar a cama de galinha.
Fotos: Adriano Manoel/IPA