O objetivo do projeto é tornar o ambiente mais sustentável para os socioeducandos
A equipe técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), formada pelos engenheiros agrônomos, Francisco Abel, Fábio Cesar e Leonardo Florêncio, visitou, entre os dias 22 e 26 deste mês, três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), em Caruaru. O objetivo da visita foi de avaliar as condições técnicas e ambientais para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais no local.
Na Unidade CASE, a equipe foi recebida pela diretora Patrícia Soares e o coordenador João de Deus, que mostraram o espaço disponível para a horta. Os técnicos constataram que o local possui solo fértil, boa iluminação e irrigação adequada, além de contar com o interesse e a participação dos internos. Na avaliação deles, para viabilizar a horta, será necessário investimento para compra de ferramentas, sementes e mudas.
Na Unidade CENIP, os técnicos foram recebidos pela diretora Maria Clara e o coordenador Rosael, que apresentaram a horta que já existe na unidade. Segundo a equipe do IPA, a horta precisa de cuidados para aumentar sua produtividade e cumprir seu objetivo de produzir alimentos saudáveis e variados, que são consumidos pelos internos e funcionários. Para ampliar e melhorar a horta, eles identificaram a necessidade de investimentos para adquirir mais insumos e equipamentos.
Na Unidade CASEM, foram atendidos pelo diretor Diogo Caetano e a coordenadora Cibele, que apresentaram o local disponível para implantação da horta. De acordo com relato da equipe, o local não possui condições favoráveis para o cultivo, como luminosidade, solo e espaço adequados. Além disso, os dirigentes da unidade explicaram as dificuldades para implantar a horta na unidade.
No final das visitas, os técnicos reafirmaram o compromisso de colaborar com todos os segmentos da sociedade civil, a exemplo da FUNASE, objetivando transformar essas unidades em ambientes mais sustentáveis e proporcionar aos internos uma experiência enriquecedora por meio da agricultura urbana e periurbana. Contamos com o apoio de parceiros e patrocinadores para tornar esse projeto uma realidade.
“Agradecemos às equipes das Unidades CASE, CENIP e CASEM pela receptividade e pelo apoio”, destacaram, acrescentando que o IPA e Funase esperam, em breve, promover o desenvolvimento sustentável desses espaços, com a implantação de hortas como atividade recreativa para os internos.