O diretor de Pesquisa do IPA, Henrique Castelletti, iniciou suas viagens de visita as Estações Experimentais do IPA espalhadas pelo estado. Com as viagens, ele e sua equipe pretendem fazer um balanço das necessidades de cada estação e conhecer de perto as inovações desenvolvidas pelos nossos pesquisadores. Além de Castelletti, compõem a equipe Antônio Félix – assessor do Diretor de Pesquisa, Josimar Gurgel – Gerente do DEIA, e Djalma Cordeiro – pesquisador sênior de palma.

A primeira visita da semana foi a Estação Experimental do IPA em Sertânia, dedicada à pesquisa de caprinos e ovinos com foco na alimentação, manejo e melhoramento genético desses animais. A unidade possui rebanhos próprios e estabelece parcerias com produtores e suas organizações em todo o Estado de Pernambuco.

Em seguida, a equipe visitou a Estação Experimental do IPA em Arcoverde. Lá, os pesquisadores e funcionários estão desenvolvendo um programa de melhoramento genético da palma forrageira. O objetivo é criar materiais produtivos, resistentes e adaptados às demandas locais.

Um destaque é a pesquisa em andamento sobre suplementação hídrica na palma, que tem possibilitado um aumento de mais de 100 toneladas por hectare na produtividade.

A pesquisa do IPA vem trabalhando incansavelmente para impulsionar o desenvolvimento agrícola e econômico das comunidades rurais. Estamos trabalhando na construção de um futuro promissor para o campo!