No último dia 05, os extensionaistas Ivo Mendonça (Jatobá) e Adriano Cruz (Petrolândia) mostraram experiências exitosas em trabalhos realizados sobre aquicultura à alunos do curso de Engenharia de Pesca da UAST/UFRPE, técnicos, gestores e produtores da região de Itaparica. Foram realizadas 3 visitas em glebas rurais distintas, apontando diferentes sistemas de cultivo e soluções/adaptações tecnológicas, que contribuem para o desenvolvimento da atividade, adotadas pela agricultura familiar através da ação da Extensão Aquícola.
A primeira visita foi em gleba do produtor rural Rogério Viana, a qual labora cultivos de piscicultura, carcinicultura e fruticultura irrigada no Distrito Apolônio Sales, onde foi dada atenção ao sistema de produção integrado entre lavoura e pecuária, produtividade da aquicultura semi-intensiva e questões ambientais.
Os extensionistas também visitaram a Unidade de Produção Familiar de José Texeira no Distrito Icó-Mandantes, onde observaram a alevinagem de tilápia, mediante discussão sobre pré-engorda em regime intensivo, através de sistema de recirculação (RAS) mixotrófico com troca zero, conceitos de bioflocos e questões ambientais.
A última, em planta de produção em tanques-rede pertencente a Associação dos Pequenos Criadores de Peixe do Largo do Papagaio no Distrito Icó-Mandantes, onde houve a apresentação do sistema de engorda intensivo, produtividade e comercialização da produção, organização cooperativa de administração rural e questões ambientais.