Responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos pernambucanos, a agricultura familiar vai se tornar ainda mais forte e produtiva. O Governo de Pernambuco, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), lançou o Programa Terra Plantar, um pacote integrado de ações estruturantes, com investimentos previstos de mais de R$200 milhões no setor.
O lançamento , em Caruaru, simbolizou um momento de celebração da agricultura familiar e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente do IPA, Miguel Duque, além de agricultores e agricultoras, representantes de associações rurais, lideranças sociais e autoridades de todo o estado.
A governadora exaltou a amplitude do Terra Plantar. “É trator na porta, aração na porta, sementa na porta e comida na mesa de quem mais precisa. A gente tem trabalhado muito forte para que a gente possa ser feliz por igual. Eu sei o quanto é difícil as pessoas saírem do seu lugar, da zona rural, ou mudarem de cidade para buscar oportunidade de vida. O nosso lema é fazer Pernambuco crescer por inteiro”, garantiu a governadora.
Para o presidente do IPA, Miguel Duque, o Terra Plantar é uma prova concreta do compromisso da governadora com os trabalhadores e trabalhadoras do campo. “É um programa robusto, que demonstra a capilaridade de uma instituição essencial como o IPA, que se aproxima dos seus 90 anos com ainda mais vigor. Vamos atuar intensamente em todas as regiões e municípios, em cada comunidade, para transformar esses investimentos em produção, renda, dignidade e cidadania para quem vive da terra e fomenta a agricultura familiar em Pernambuco”, destacou ele.
O Terra Plantar chega para beneficiar diretamente centenas de famílias em todas as regiões de Pernambuco, promovendo geração de renda, inclusão social e segurança alimentar.
Uma das iniciativas mais robustas do programa prevê, já na fase inicial, a entrega de 625 máquinas — entre tratores, motocultivadores e ensiladeiras — a comunidades e associações rurais. O programa também amplia a distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo para o Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.
Juntas, essas duas ações somam mais de R$56 milhões em investimentos.
O Terra Plantar funciona como um grande guarda-chuva que integra e fortalece as políticas públicas implementadas pelo IPA. Estão previstas ainda ações como a recuperação de estradas vicinais, a perfuração e recuperação de poços artesianos – levando água a quem mais precisa – e o fortalecimento de iniciativas que promovem o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais mais distantes.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo, vai ganhar ainda mais força e representatividade. Após o sucesso do PAA Quilombola, vem aí o PAA Indígena, promovendo inclusão, diversidade e valorização dos povos tradicionais.
Outro destaque é a ampliação da frota de veículos do IPA, com a aquisição de 30 novos carros, o que dará mais agilidade e capilaridade às equipes de assistência técnica e pesquisa.
Com atuação nos 184 municípios pernambucanos, os profissionais do IPA seguem firmes em sua missão de apoiar os agricultores e agricultoras familiares, sempre com foco na sustentabilidade, no respeito ao meio ambiente e na geração de oportunidades no campo.

14 abr, 2025