O Grupo de Agroecologia (GEMA) do IPA marcou presença em mais um evento importante para o nosso sistema alimentar. A equipe participou, nesta terça-feira (7), da inauguração da ECOFEIRA da Rural, promovida pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares-INCUBACOOP – PAPE/ UFRPE, do PET Conexões Comunidades Populares /Políticas Públicas e da Pró Reitoria de Extensão – UFRPE. O evento contou, ainda, com a colaboração de vários parceiros, dentre eles, o IPA e associações (Agroflor e Assim), entre outras.

De acordo com Horasa Andrade, professora da UFRPE e integrante da INCUBACOOP, a ECOFEIRA reúne agricultoras/es, consumidoras/es, estudantes e parceiros “para construir um sistema alimentar diferente e inclusivo para um mundo mais justo e solidário, que contribui para a conservação da agrobiodiversidade”, disse.

As feiras agroecológicas são espaços de comercialização, de cultura, de educação e de lazer, assim, é importante apoiar estas iniciativas que promovem o acesso a alimentação saudável e discutem temas importantes para a agricultura familiar, como a agroecologia, a economia solidária, o combate à fome e a pobreza rural, o direito a cidade e a extensão rural vem contribuindo neste processo.

Mônica Nunes, supervisora de Agroecologia e Sustentabilidade do IPA, destacou que “as feiras agroecológicas tem um papel fundamental na economia das famílias agricultoras, na cultura alimentar pela diversidade de produtos orgânicos e regionais, na saúde de consumidores e de quem produz, na sucessão familiar, na conservação do solo e água e a extensão rural do IPA valoriza e apoia as feiras pela contribuição social, ambiental, cultural e econômica para a sociedade”  

Fez parte da programação uma roda de diálogos com o tema “A Importância das Feiras Agroecológicas no Fortalecimento da Agricultura Familiar”, com a participação de Silvana Lemos, extensionista do IPA, e colaboradora do Espaço Agroecológico da Várzea, e do professor\doutor Marcos Figueiredo (DED-UFRPE, Proexc/ NAC).

Para Marcelo Carneiro, reitor UFRPE, a Ecofeira é uma iniciativa importante “porque engaja a comunidade e proporciona a interação entre a universidade e as famílias agricultoras, pois a universidade só é plena quando atinge seus objetivos de parceria com a sociedade, especialmente com temas ligados a agroecologia e a sustentabilidade”, destacou. A ECOFEIRA acontece toda terça-feira, das 06h às 11h, no estacionamento do CEGOE.