Um grupo de 42 extensionistas rurais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participou, nesta quinta-feira (21/09), em Caruaru, de mais uma rodada da plenária Ouvir para Mudar. Os técnicos participaram dos debates na Sala Temática Agricultura e Meio Ambiente.
Na ocasião, a maior parte da demanda se referiu a prestação de assistência técnica para agricultores familiares e aquisição de equipamentos. A restruturação do IPA e a mais assistência técnica para a população do campo também ficou entre os temas demandados pelos participantes.
Também fez parte do conjunto de reivindicações a construção de reservatório de água e outras formas de captação, a exemplo barragens subterrâneas, barragens em leitos de rio e barreiros.
Na avaliação dos participantes, de acordo com gerente-regional do IPA/Caruaru, Leirson Vasconcelos, foi favorável para a extensão rural do estado de Pernambuco por envolver temas que irão auxiliar ao agricultor produzir com mais suficiente e qualidade.
Na escuta, o presidente da Associação Comunitária de Pau Santo, Daniel Severino da Silva, representou os agricultores da região, onde existência a predominância da cultura do feijão, milho e hortaliças, além da criação de bovinos, suínos e aves, entre outras.
A Sala Temática de Agricultura e Meio Ambiente contou com a participação da secretária do Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Ellen Viégas, e dos secretários executivos Bruno França e Carlos Ramalho e, ainda, do diretor-geral do Prorural, Mychel Ferraz, que acolheram as reivindicações dos agricultores.