Funcionários do IPA se reúnem para construir estratégias coletivas de desenvolvimento, com foco na agricultura familiar, bem-estar dos extensionistas e fortalecimento institucional

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) anuncia o início de uma série de Encontros de Integração e Saberes da Extensão Rural, marcando uma nova fase de revitalização e renovação da empresa. O primeiro da série desses eventos vai acontecer nesta segunda, dia 3 de julho, no Cetreino-Carpina, onde os extensionistas do IPA se reunirão durante dois dias para construir estratégias coletivas de desenvolvimento da extensão rural instituição, com foco nas prioridades da agricultura familiar, o bem-estar dos extensionistas e o fortalecimento institucional. Coordenado pelo diretor de extensão Francisco Dantas, com o aval do presidente do IPA, Joaquim Neto, o evento contará com a mediação do Consultor Alexandre Merren. Os encontros serão realizados em todas as regiões do Estado durante o mês de julho.

Agricultura familiar é uma das prioridades desses encontros, visto que o IPA reconhece sua importância para a economia e o desenvolvimento social em Pernambuco. Durante o evento, os funcionários discutirão e elaborarão estratégias para fortalecer e apoiar as famílias rurais, promovendo práticas sustentáveis e proporcionando suporte técnico adequado.

O bem-estar dos extensionistas também é uma prioridade fundamental nesse encontro. O IPA reconhece que o sucesso da extensão rural está diretamente ligado à saúde, motivação e capacitação de seus profissionais. Nesse sentido, serão abordados temas como formação continuada, condições de trabalho e valorização dos extensionistas, visando garantir um ambiente positivo e produtivo para o desenvolvimento das atividades.

O fortalecimento institucional será outro aspecto central desses encontros. O IPA busca consolidar sua atuação como referência em extensão rural, adotando abordagens modernas e inovadoras. Serão discutidas estratégias para fortalecer parcerias, ampliar o impacto das ações e buscar recursos para impulsionar as atividades do instituto.

“Estamos entusiasmados com a realização desses encontros, que reforçam o nosso compromisso com a agricultura familiar, o bem-estar dos extensionistas e o fortalecimento institucional. Acreditamos que, por meio da construção coletiva de estratégias, poderemos avançar em direção a uma agricultura mais sustentável e uma instituição mais robusta e eficiente, meta da atual gestão do Governo de Pernambuco”, destacou o diretor de extensão Francisco Dantas.

O presidente do IPA, Joaquim Neto, enfatizou a importância desses encontros para o crescimento e aprimoramento da instituição. “Ao priorizar a agricultura familiar, o bem-estar dos nossos extensionistas e pesquisadores, e o fortalecimento institucional, estamos reafirmando nosso compromisso em ser uma referência na pesquisa extensão rural no nosso Estado. Essas ações são direcionadas pela governadora Raquel Lyra, que tem como objetivo fortalecer o IPA para impulsionar a agricultura, acabar com a situação de insegurança alimentar e combater a pobreza no Estado de Pernambuco”, ressaltou o presidente.

Os funcionários do IPA estão empenhados na construção de um futuro promissor para a instituição e para a agricultura familiar de Pernambuco.