Nesta quinta (20), ficou firmada a retomada do convênio entre o Instituto Agronômico de Pernambuco- IPA e Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros em reunião entre o diretor do IF Adalberto Arruda e o presidente e extensionistas do IPA. Com isso, será dada a continuidade e a conclusão do projeto da Unidade Didática de Reprodução de Peixes, e também, será iniciado um projeto para o melhoramento genético de rebanho bovino da Zona da Mata Sul do Estado.

A Unidade Didática de Reprodução de Peixes (produção de alevinos), já conta com parte da estrutura encaminhada , faltando os tanques para a reprodução dos alevinos. É uma estrutura que irá cumprir duas importantes finalidades: a formação técnica dos alunos do curso de Agropecuária do IFPE Campus de Barreiros e a produção de cerca de 200 mil alevinos por mês para abastecer a região das espécies de peixes de maior importância para a aquiculturalocal, dentre elas: tilápia, tanbaqui, pacu e carpa.

A Mata Sul é uma das regiões com o maior potencial para a aquicultura no estado, com disponibilidade de solo, água e clima favoráveis a atividade. No entanto, a região sofre com a falta de mão de obra qualificada e com a baixa oferta de peixes jovens (alevinos) de qualidade e a preço justo. A parceria entre o IFPE Barreiros e o IPA poderá colaborar de forma sistêmica com a qualificação profissional …

Para o projeto de melhoramento genético do rebanho do IFPE Campus Barreiros, o IPA irá disponibilizar a genética bovina de altíssima qualidade desenvolvida pelo instituto para os criadores da Mata Sul, região onde a bovinocultura está crescendo, mas precisa de inovações e qualificação profissional para garantir um desenvolvimento sustentável da sua cadeia produtiva.


Com essa parceria com o IFPE Campus Barreiros, o IPA irá proporcionar atividades colaborativas em capacitações técnicas para produtores da região e alunos, além de fortalecer os serviços de assistência técnica para a Mata Sul .