Técnicos do IPA debateram nessa terça(25) no “Circuito de Treinamento Agro”, em Barreiros com técnicos, produtores (as) da Mata Sul, agricultores(as) familiares, estudantes, gestores(as) públicos, profissionais autônomos e professores (as), o arranjo produtivo da aquicultura como estratégia de negócios e produção de proteína para abastecer o mercado local.

O IPA apresentou um panorama sobre a Aquicultura, abrangendo as características técnicas das principais espécies de peixes, crustáceos e moluscos e dos sistemas produtivos, como também os pré-requisitos, os desafios, as oportunidades, potencialidades e alternativas tecnológicas já disponíveis, enfatizando a importância da assistência técnica desde o planejamento até a gestão do empreendimento. Lembrando sempre a importância da regularização e das licenças ambiental e sanitária.

No entanto, para que a Aquicultura efetivamente se desenvolva na região, a parceria do órgão de Extensão Rural (IPA) com os agentes financeiros, como o Banco do Brasil, é fundamental, para garantir o acesso ao crédito qualificado e assistência técnica, para que os agricultores possam iniciar seus cultivos, visando a diversificação produtiva com eficiência e segurança ambiental.

A aquicultura está entre as cadeias produtivas prioritárias para os gestores de Crédito Rural da Superintendência do Banco do Brasil e essa região do Estado tem grande potencialidades para se estabelecer como um Polo de grande produtividade.

@governope @ipa.pe @agriculturape @sdecpe @iterpe_pe

@bancodobrasil