Com o tema “Sentidos e caminhos da saúde coletiva e agroecologia: o bem viver nos territórios”, acontece no período de 26 a 28 de maio de 2022, o II Seminário de Saúde Coletiva e Agroecologia, no formato remoto.

O evento é uma realização da coordenação do Programa Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia (PREMISCA), composta pela UPE Campus Garanhuns, UFAPE, IAM/Fiocruz e IPA/Grupo de Agroecologia.

Para a Gerente do Departamento de Educação do IPA, Milze Luz, este encontro “marca mais um momento importante desta parceria, pois a extensão rural do IPA, dialoga com diversos programas e projetos nos territórios, sendo esta residência um diferencial na vida das comunidades rurais que podem contar com mais uma política pública para melhoria de vida destas famílias, que tem como meio de sobrevivência a terra”.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/dvBHWe55dJJESnKn9

Transmissão: Youtube – Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia

MESA 1: https://youtu.be/tHdLCt5R5QM

MESA 2: https://youtu.be/ogs9QEmvj4s

MESA 3: https://youtu.be/SW2I4qKmeeQ

MESA 4: https://youtu.be/cBieAgJUKks

MESA 5: https://youtu.be/Ay7LhxRUmIc

Programação:

26 de maio

9h – Mesa 1Agroecologia é sáude –  a cura que vem da terra e dos saberes tradicionais” estarão presentes Dona Zeza (Ass. Mulheres Guerreiras Quilombolas do Castainho) e Jucelino Mendes (Ass. De Moradores Quilombola Castainho), e os extensionistas do IPA Silvana Lemos, Pedro Balensifer e Iran Xukuru (Etnia Xukuru do Ororubá).

14h – Mesa 2Conflito territoriais e grandes Empreendimentos – repercussões nos modos de viver e na saúde”, com o pesquisador da Fiocruz André Monteiro, Maria Braga (UFAPE), João do Vale (CPT) e Edivane Lopes (Caritas Nordeste 2).

27 de maio

9h – Mesa 3Onde se faz saúde coletiva e agroecologia? Trajetos tecidos até aqui..”. a coordenadora do Premisca, Wanessa Gomes e os residentes Guilherme Ricardo, Gustavo Cândido, Kalyne Cunha, Mariana Starling e Thalita Analyane debatem o tema.

14h – Mesa 4Territórios vivos – onde o diálogo de saberes e bem viver acontecem” com a presença de Alexandre Pires (Ativista dos Direitos Humanos e Movimento Agroecológico), Sr. Zé Carlos (Liderança quilombola de Castainho), Dona Dui (Ass. Nova Vida Sítio Cruz) e o Sr. Simão (STR-Caetés).

28 de maio

9h – Mesa 5 “A quem serve o pacote de veneno? Agrotóxicos e os males causados à saúde” com Louri Silva (Técnica em Agroecologia e Professora da UAST/UFRPE), Aline Gurgel (Fiocruz) e Jaime Amorim (MST).

O Programa

O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia (PREMISCA) é desenvolvido pela Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Garanhuns, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva/NESC, do Instituto Aggeu Magalhães/IAM/FIOCRUZ, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE/UFRPE e o Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA. Tem o objetivo de formar sanitaristas para atuação nos diversos espaços de gestão do Sistema Único de Saúde/SUS, com o olhar da construção agroecológica, e com a perspectiva da promoção da saúde.  A Residência tem duração de dois anos em regime de tempo integral, com carga horária semanal de 60 horas.

O Instituto Agronômico de Pernambuco, por meio do Grupo de Agroecologia-GEMA, colabora na orientação e acompanhamento dos residentes nas atividades de campo, em comunidades assistidas pelo IPA, com extensionistas na qualidade de preceptores do programa.