A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), de Araripina, entregou sementes de milho e sorgo na terça-feira (26), em Moreilândia, no Sertão de Pernambuco. Foram 2.400 kg de sementes de sorgo e 3.840 kg de milho. São sementes do Programa Campo Novo do Governo do Estado de Pernambuco, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e pelo IPA.
A entrega foi realizada simbolicamente, obedecendo todos os critérios e cuidados para evitar o contágio da covid-19. Participaram do encontro a deputada estadual Roberta Arraes, o prefeito de Mareilandia Teto Teixeira, o técnico do IPA Geraldo Galvão, representante do Governo Maurílio Sampaio, além de representante da secretaria de Agricultura, e do Conselho Municipal.
A distribuição foi iniciada pelo Sertão do Araripe, onde a estação chuvosa já está começando. Na região, os agricultores receberão cerca de 148 toneladas de sementes, entre milho e sorgo.
As sementes distribuídas têm potencial para proporcionar uma colheita de aproximadamente 35 mil toneladas de milho e de 744 mil toneladas de forragem (sorgo forrageiro) para alimentação animal.
A quantidade de massa verde colhida a partir do sorgo é suficiente para alimentar mais de 200 mil vacas em lactação, por um período de seis meses, reforçando a produção da bacia leiteira do Araripe.
Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado.
Logo após o Araripe, 88 toneladas de sementes serão distribuídas no Sertão do São Francisco. Na sequência, o Sertão de Itaparica receberá 39,2 toneladas; o Sertão Central terá 46,6 toneladas; o Sertão do Pajeú receberá 125,2 toneladas; e o Sertão do Moxotó contará com 36,5 toneladas, sempre englobando milho e sorgo.
Fonte: Núcleo de Comunicação