Na edição 2024 do FORO PYMES a delegação do Brasil foi representada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário MDA e pelo IPA.

Representando o Instituto Agronômico de Pernambuco, o extensionista rural e engenheiro de pesca do IPA Maviael Fonsêca participou do VIII FORO PYMES ITALIA – AMÉRICA LATINA, realizado na cidade de Montevidéu, Uruguai, no período de 15 a 18 de abril de 2024.

O IPA vem estabelecendo uma relação de integração e diálogo com o IILA, tendo possibilitado a participação do extensionista Maviel na primeira edição do Programa de Formação Internacional HABILITAS, promovido pelo IILA na Itália em 2022, na área de Economia da Inovação. Durante a programação do FORO, o técnico do IPA participou o debate de experiências vivenciadas pelos formandos do HABILITAS, destacando os reflexos do Programa na vida profissional e nas instituições, organizações e empresas dos participantes.

O FORO PYMES foi criado pelo IILA em 2014, e sua oitava edição está sendo realizada em colaboração com o Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, da Cooperação Italiana para o Desenvolvimento e do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe). O FORO é um espaço de diálogo ítalo-latino americano sobre políticas públicas, oportunidades de negócios e colaborações tecnológicas, com foco nas micro, pequenas e médias empresas e no desenvolvimento territorial sustentável.

Com a participação do Governo Federal (MDA) no evento, tem-se a expectativa de ampliar e formalizar a cooperação do Brasil com o IILA, bem como incentivar a presença de produtores, estudantes e profissionais das instituições públicas brasileiras nos projetos e programas desenvolvidos pelo IILA, além de promover maior integração e colaboração do Brasil com a Itália e os demais países Latino Americanos signatários do IILA.

O IPA também fez parte do planejamento para criação e realização do FORO ECONOMIA AZUL, voltado para a sustentabilidade, inovação e empreendedorismo do setor da Pesca e Aquicultura na América Latina e Itália, com possibilidade de realizar a primeira edição no Brasil em 2025.