Os estudantes do curso de Agroecologia, Campesinato e Educação Popular da UFRPE visitaram o IPA na última quinta-feira(10). O grupo organizado pela professora Horasa Andrade foi recebido representantes do GEMA (Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia), Mônica Nunes, supervisora do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DEAT), e Ana Paula, gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural (DEEM). O objetivo foi conhecer a estrutura do IPA e o trabalho de extensão rural desenvolvido pela instituição. 

No primeiro momento, os alunos assistiram a uma apresentação de Mônica Nunes, que mostrou as atividades e políticas públicas de ATER que englobam ao mesmo tempo as áreas da pesca, extensão rural e agroecologia. Em seguida, a extensionista Ana Paula apresentou algumas ações  de ATER desenvolvidas pelo IPA, como o projeto Dom Helder, Distribuição de Sementes e o programa Horta em Todo Canto.

A professora da UFRPE ressaltou a importância dos seus alunos conhecerem o trabalho de uma instituição do tamanho do IPA. “Esses estudantes vão ter que lidar com os territórios, com as comunidades, que é onde são desenvolvidos esses programas… mas é importante ver na prática, né? Como é que acontece. Então por isso que trouxe eles para conhecerem o IPA, alguns deles não são do nosso Estado e não conheciam essa empresa que tem uma capilaridade tão grande.”, afirmou Horasa.

A visita foi encerrada com uma experiência prática no SAF (Sistema Agroflorestal) da sede do IPA, onde aprenderam com o extensionista Luciano Pereira algumas técnicas de plantio de plantas medicinais.