A comemoração dos 13 anos da Feira Agroecológica de Floresta ocorre na manhã desta sexta-feira (16), em frente ao escritório municipal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Presentes o presidente do IPA, Bartolomeu Monteiro, a diretora de Pesquisa, Danusa Correia, além de representantes do Gabinete da Presidência do IPA. O evento acontece em parceria com o IF – Sertão Pernambucano, Campus Floresta.

HISTÓRIA – As feiras são importantes espaços para a comercialização dos alimentos da agricultura familiar. Para além do caráter mercantil, esses espaços se caracterizam pelo vínculo que se origina entre a família agricultora e a clientela, bem como a troca de conhecimentos e a confiança estabelecidas nessa relação.

Em meio a um cenário de crise sanitária, política e econômica, a necessidade de se movimentar e se arranjar com as ferramentas disponíveis, fez o escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Floresta, juntamente com as famílias agricultoras interessadas, repensar a comercialização de alimentos sem agrotóxicos, que já acontecera na década passada nas instalações do escritório florestano.

Assim, foi criado um grupo, através do aplicativo de mensagens WhatsApp, com potenciais clientes de alimentos livres de agrotóxicos e as famílias agricultoras que produzem nessa perspectiva. Desde julho de 2020 a dinâmica se repete semanalmente: no início da semana os clientes fazem seus pedidos, mediante a disponibilidade de alimentos das famílias agricultoras, e na sexta-feira pela manhã ocorre a entrega das sacolas com os alimentos em frente ao escritório do IPA de Floresta. Além dos alimentos frescos, são comercializados produtos beneficiados a partir do caju (doce, compota, geleia e castanha torrada).