A extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joana Darc do escritório de Cortês, acompanhou junto com a equipe do INCRA o marco inicial do georreferenciamento do assentamento Gurjaú, na zona rural.  Participaram da visita também as equipes da Secretaria de Agricultura do município juntamente com os vereadores José Antônio e Letícia Borba.

O Georreferenciamento é um instrumento adotado pelo INCRA como uma forma de padronizar a identificação de imóvel. Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas ou imagens. No Gurjaú, a ação acontece após 30 anos de espera dos assentados da localidade.

Esse trabalho está sendo realizado devido acordo de cooperação técnica da Prefeitura de Cortês com o INCRA. Ao todo são 36 lotes acompanhados para o processo de titulação e mais de 40 famílias que estão buscando a regularização.

Após o processo de georreferenciamento, tem início a metodologia de outros documentos, que garantem às famílias assentadas a posse da terra e, dessa forma, evita que se perca o direito de permanência na terra e as políticas conquistadas.