Alunos dos 6º e 8º períodos do curso de bacharelado em Agroecologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participaram, nesta sexta-feira (10), de uma roda de diálogo, na sede do IPA. Na pauta, a apresentação e reflexão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelo IPA, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A roda de diálogo contou com a participação do extensionista e supervisor do PAA, no IPA, Isaque Albuquerque e de Silvana Trindade Low, nutricionista do IPA. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o artigo intitulado: “Extensão Rural, Políticas Públicas e Segurança Alimentar: um estudo da percepção dos beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Estado de Pernambuco”.
O estudo está publicado no livro “Desenvolvimento Rural Sustentável e Agropecuário de Pernambuco, no capitulo 8, que é encontrado no site do IPA. O trabalho foi apresentado aos estudantes pelas extensionistas e integrantes do Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia (GEMA) do IPA, Milze Luz e Cátia Lira.
De acordo Milze Luz, o PAA é um importante programa para a agricultura familiar, “através do acesso ao mercado, promovendo inclusão social e ampliando a renda das famílias”, destacou Milze.
Para Cátia Lira, o PAA traz satisfação dos/as extensionistas “que o executam, que observam melhoria na alimentação da população em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pelas instituições de assistência social, que recebem os alimentos do programa”, observou Cátia. Os alunos do curso de Agroecologia foram acompanhados pelo professor Luciano Pires de Andrade, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. “Essa visita é um momento importante para que os discentes compreendam como funcionam os mecanismos de acesso ao PAA, os desafios e potencialidades”, destacou o professor ao falar sobre o aprendizado adquirido pelos estudantes na roda de diálogo com os extensionistas do IPA.