Os extensionistas do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na cidade de Bonito, receberam na quarta-feira (31), os produtos agrícolas inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os agricultores familiares são das comunidades Mucuri, Mágico, Bananeira do Sul, Água Vermelha e Pratinha, na zona rural do município. Foram entregues milho, abacate, banana prata e comprida, macaxeira, batata doce e cará.

Todos os produtos foram repassados às entidades beneficentes do município. Ao todo são 10 instituições, entre escolas, creches, lar espirita, e PETIS. O objetivo do PAA é colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos.

Para o agricultor familiar vender sua produção é necessário possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf ou DAP como é mais conhecida. Com o documento os agricultores familiares são reconhecidos como aptos para participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, onde é oferecido algumas vantagens para os agricultores familiares, uma dessas vantagens é a obtenção é o PAA.

Fonte: Núcleo de Comunicação