Os agricultores de Carnaubeira da Penha recebem sementes de sorgo forrageiro e milho do Programa Campo Novo 2022, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA), nesta segunda-feira (21), às 9h 30.
O evento conta com a presença do presidente do IPA, Kaio Maniçoba, e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins. Nessa localidade, serão 7200 quilos de sementes a fim de beneficiar 1200 agricultores familiares, com investimento de R$ 86.400,00. Na ocasião, também será realizada a reinauguração do escritório do IPA no município, onde ocorrem as entregas.
“Para 2022, adquirimos mais de R$ 13 milhões, o triplo do orçamento anterior. Um recorde, já que é o maior valor dos últimos 10 anos”, destaca Kaio. Nessa primeira etapa, serão 491.640 quilos de sementes de milho e sorgo forrageiro, alcançando 81.940 agricultores familiares do Sertão do Araripe, Pajeú, São Francisco, Itaparica, Central e Moxotó. A próxima etapa vai contemplar os agricultores do Agreste.
Criado em 2019, o Programa Campo Novo, do Governo de Pernambuco, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento rural de Pernambuco, por meio do fortalecimento da agricultura e da elevação da qualidade e eficiência da produção agrícola e do combate à pobreza rural.
“O foco é a distribuição das sementes para os agricultores familiares exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado”, explica o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho. As sementes distribuídas são selecionadas a fim de atender às necessidades dos agricultores e às condições de solo e clima de cada região de desenvolvimento.
Fonte: NUC