O Departamento de Segurança do Trabalho do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu nesta quinta-feira (22), uma roda de conversa destacando a Campanha Setembro Amarelo com o médico psiquiatra Rafael Oliveira Gomes da Costa. O especialista ressaltou os impactos na sociedade como um todo no momento pós-pandêmico.
A Campanha Setembro Amarelo destaca a prevenção do suicídio. A melhor maneira de ajudar o próximo é por meio da informação, do aprendizado e, assim, auxiliar por meio de uma escuta ativa e sem julgamentos, com empatia e disponibilidade, sempre levando a um acompanhamento médico mental, que saberá como agir diante da situação do paciente.
Durante a roda de conversa, o psiquiatra Rafael Oliveira ressaltou os principais transtornos, como depressão transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, transtornos de humor, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de personalidade, bem como transtornos alimentares e transtornos de uso de fármacos.
O médico esclareceu dúvidas e explicou as consequências do transtorno da personalidade borderline, que é marcado por impulsividade, irritação diante de respostas negativas, dificuldade no controle da raiva e idealização extrema.
Alguns fatores que levam ao desenvolvimento do transtorno podem ser a predisposição genética, experiências como enfrentar doenças graves ou a morte de entes queridos, situações de abuso ou negligência, e também instabilidade familiar.