O Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Supervisão de Bovinocultura do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizou nessa sexta-feira (14), na zona rural de Jurema no agreste do estado,  palestras sobre produção de silagem para os agricultores familiares que criam gado. A ação da Extensão Rural aconteceu em parceria com a Prefeitura de Jurema.

O agrônomo do IPA José Jorge Tavares ressaltou a importância da produção de silagem de milho, que representa uma das principais espécies de forrageiras utilizadas para ensilagem devido ao ótimo valor nutritivo e elevada produtividade.  O especialista destacou ainda o fácil manejo da cultura, de forma que tanto produtores iniciantes como os mais experientes conseguem produzir bem.  

O veterinário Luiz Bezerra, supervisor de Bovinocultura DEAT/IPA, explicou como é determinado o cálculo do suporte forrageiro e os  cuidados  tomados no fornecimento  da silagem de milho e da mandioca. Um dos pontos que compromete uma silagem de alta qualidade é o momento da colheita, portanto colher com a umidade correta facilita a fermentação, facilita a picagem e a compactação, e diminui as perdas.

A conservação de forragens no verão tem sido muito utilizada, porque o preparo da silagem é um fator secundário para o clima, visto que sua conservação ocorre por meio de um processo de fermentação em ambiente fechado. 

A agrônoma da Prefeitura de Jurema, Nathalia Correia focou na produção e utilização  da mandioca como forragem para ruminantes. A planta e seus subprodutos apresentam muitas vantagens aos produtores rurais. Eles podem comercializar a raiz e fazer a silagem da rama ou das duas. Além de ser colhida o ano todo, é uma planta rústica que não necessita de adubação tão pesada como a produção de milho e apresenta excelente aceitação pelos animais. O encontro contou com o apoio do escritório do IPA Jurema, participação do técnico Raimundo Nonato

Os especialistas com o apoio do dono da propriedade o criador, Jazon Almeida realizaram também uma demonstração prática do processo de colheita e ensilagem do milho, onde os profissionais explicaram a melhor maneira da colheita da planta de milho ao desabastecimento do silo.