O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) acompanhou mais uma edição, da Expoleite, que se encerrou nesse domingo (24), no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A 21ª edição teve início na sexta-feira (22).
O IPA destaca-se em São Bento pela criação de bovinos da raça holandesa. Na estação experimental o trabalho tem o fortalecimento da qualidade genética do rebanho pernambucano com ênfase à pecuária leiteira. O evento tem como objetivo incentivar a agropecuária local, onde o intercâmbio entre criadores é fundamental para o crescimento do setor em Pernambuco.
O evento aconteceu, após dois anos de pandemia, e movimentou cerca de R$ 5 milhões, em comercialização de animais, implementos agrícolas e financiamentos agropecuários e, atraiu um público, exposto a cerca de 1 mil animais entre bovinos Girolando e Holandês, caprinos das raças de várias raças oriundos de todas as regiões do Estado.
Os grandes destaques do evento estavam nos espaços tecnológicos, onde o público conferiu cursos de laticínios e palestras técnicas com profissionais demonstrando todo o processo da cadeia produtiva do leite, desde a alimentação e o manejo do animal até a comercialização do produto para o consumidor final. Ainda dentro da programação oficial foi realizado o torneio leiteiro, concorrendo vacas e cabras nas categorias adulta e jovem sendo esperadas grandes produções médias diárias.
Os visitantes da Exposição de São Bento do Una também conheceram as novidades da pesquisa agropecuária e extensão rural com as orientações do IPA. Além disso, os estandes com comidas típicas e artesanato em geral. Já, à noite, uma vasta programação animou o público, com destaque para as atrações musicais.
Fonte: Núcleo de Comunicação