O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) saiu duplamente premiado da Expoagro Agreste 2024, que terminou no último domingo (12), em Garanhuns. Malka e Java, vacas leiteiras que integram o plantel da Estação Experimental de Arcoverde, foram as grandes vencedoras, na categoria animal adulto, do campeonato da raça Girolando Puro Sintético.

Malka, mais jovem, venceu na categoria até cinco anos. Java levou o primeiríssimo lugar entre os animais acima de cinco anos. O campeonato leva em conta a situação morfológica do animal, pontuando, por exemplo, o desenvolvimento da vaca e as características leiteiras.

Os troféus foram entregues pelo organizador da Expoagro, Carlos Batata, à presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ellen Viégas. Também marcaram presença na premiação o assessor do Governo de Pernambuco, Bruno França, o diretor Administrativo e de Finanças do Instituto, Carlos Ramalho, além do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Henrique Castelletti, e do gerente da Estação Experimental de Arcoverde, Júlio Oliveira.

O presidente da Associação Brasileira da Raça Girolando,Domício Silva, que também atuou como jurado do campeonato, ressaltou a importância da atuação do IPA com a raça Girolando. “É muito importante a participação do IPA nos eventos agropecuários porque é uma referência para nós, aqui no Nordeste, e uma referência como centro de pesquisa e no melhoramento genético na raça, com reflexos na pecuária de leite do Brasil”, destacou.

Domício chamou a atenção, ainda, para explicar que Malka e Java são animais Puro Sintéticos, que é uma segunda geração de animais que o Ministério da Agricultura e Pecuária estabelece como sendo a raça propriamente dita, que é o Girolando 5/8. ” Quando você cruza um animal 5/8 com outro animal 5/8, aí você tem o Puro Sintético que é realmente a raça”.

O IPA faz seleção da Girolando há mais de 40 anos e concentra um dos melhores rebanhos Puro Sintéticos do Brasil. A raça já responde por 80% da produção nacional de leite.