O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) segue trabalhando para unir os agricultores do nosso estado aos programas do Governo Federal.
Com o Garantia Safra, agricultores familiares com renda até 1,5 salários mínimos, obtida principalmente por atividades agropecuárias, terão a oportunidade de plantar suas culturas de sequeiro. Além disso, em caso de frustração de safra por falta ou excesso de chuvas, eles terão direito a um seguro que indenizará suas perdas. É um apoio essencial para proteger nossas famílias rurais.
Serra Talhada
Recentemente, o Programa Garantia Safra teve suas atividades de cadastramento para a safra 2023/2024 iniciadas em Serra Talhada. E a comissão criada para deliberações do programa se reuniu na sexta-feira, 04 de agosto, para avaliar o progresso e superar os desafios iniciais. Já se tem 124 associações que apresentaram suas atas, e a previsão é inscrever cerca de 2700 famílias.
Itacuruba
Na última quarta-feira(09), ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereador no município de Itacuruba, reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para tratar das inscrições no programa.
A reunião foi sugerida pelo técnico local do IPA, o qual utilizou o espaço para mais uma vez, discutir as normas de acesso ao programa, e montar uma estratégia para que as associações se reúnam, apresentem suas relações de família que desejam aderir ao programa e que essas relações passem pelo controlo social do CMDRS do municípios e assim seja emitidas as IGS- Inscrições do Garantia Safra pelo IPA.