Equipe do IPA se uniu a governadora Raquel Lyra nessa quarta (29) para receber na FETAPE a pauta de reinvindicações dos trabalhadores do campo. O Instituto tem se empenhando em participar de todas ações nesse projeto que visa atender melhor e mais os trabalhadores rurais de Pernambuco para impulsionar e economia no campo. Estiveram presentes Cícera Nunes, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco; Gilvan Antunis, presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe); Adriana Nascimento, diretora da Marcha das Margaridas; Aloísio Ferraz, secretário do Desenvolvimento Agrário; Joaquim Neto, presidente do IPA; Henrique Queiroz, presidente do ITERPE, e Bruno França, secretário executivo de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco.
Entre as principais reinvindicações dos agricultores: o programa Chapéu de Palha, bolsa de 1/2 salário, cartão de alimentação, investimentos em agricultura orgânica, mais sementes e assistência técnica, a ampliação de feiras rurais, políticas de segurança campo para agricultores e agricultoras e ações de infra-estrutura como sistema de saneamento e abastecimento d’água.
A governadora disse que irá buscar todos os instrumentos e parcerias possíveis para garantir estrutura e qualidade de vida aos agricultores e agricultores do Estado. ” A gente vive e se alimenta do que eles produzem, e a gente precisa cuidar de fato para que isso aconteça”. disse.
Outras reuniões devem entrar em pauta para debater o crescimento integrado do setor e melhorar a qualidade de vida em todas as regiões do Estado. O Presidente do IPA, Joaquim Neto, acompanhou e anotou cada item solicitado no qual o instituto poderá contribuir, especialmente os que se referem a tecnologia destinada produtividade no campo.