O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Kaio Maniçoba, realizou na segunda-feira (22), mais uma entrega de sementes de milho e sorgo forrageiro do Programa Campo Novo, no Sertão do estado. Na região do Pajeú Serra Talhada foi o primeiro município a rebeber os grãos. O evento realizado na Gerência Regional do IPA, apenas para convidados, recebeu os agricultores e alguns políticos da região.
“Estamos de portas abertas no IPA para receber todos; os agricultores, os líderes de associações de produtores rurais. Pretendemos ter um diálogo direto com Serra Talhada para que possamos trazer boas novas, mais conquistas junto com o governador Paulo Câmara”, disse o presidente do IPA.
Em Serra Talhada foram entregues 27 toneladas de milho e sorgo forrageiro, sendo 19.030 de milho e 7.970 de sorgo, atendendo ao todo 3.375 agricultores. A Gerência Regional do IPA atende a 11 municípios da região, Calumbi, Custódia, Itacuruba, Betânia, Santa Cruz da Baixa Verde, Floresta, Jatobá, Petrolândia, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo.
“É com muita alegria que hoje recebemos hoje 27 toneladas de sementes, entre milho e sorgo, que vão beneficiar mais 3 mil agricultores familiares, por meio do Programa Campo Novo, uma iniciativa do Instituto Agronômico de Pernambuco, Sabemos da importância que estas sementes tem na vida de muitos agricultores que passam por tempos difíceis no período prolongado de seca”, disse a prefeita Márcia Conrado.
O presidente do IPA também esteve em Custódia entregando sementes de milho e sorgo. A cerimônia de entrega foi realiza no Parque de Exposição da cidade. Participaram do evento, líderes da agricultura familiar e representantes do governo municipal e da Câmara de Vereadores. Em Custódia foram entregues 7 mil quilos de milho e 4.550Kg de sorgo, beneficiando cerca de 1.500 agricultores.
Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado. No Sertão Araripe foram distribuídas 148 toneladas de sementes, entre milho e sorgo. 88 toneladas de sementes foram distribuídas no Sertão do São Francisco. Na sequência, o Sertão de Itaparica recebeu 39,2 toneladas; o Sertão Central terá 46,6 toneladas; o Sertão do Pajeú receberá 125,2 toneladas; e o Sertão do Moxotó contará com 36,5 toneladas, sempre englobando milho e sorgo.
Fonte: Núcleo de Comunicação