O SEGUNDO SEMINÁRIO PARA ATUALIZAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS (PERH-PE) FOI REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA (06), NO AUDITÓRIO DO HOTEL UMA, EM PALMARES NA MATA SUL DE PERNAMBUCO. NO ENCONTRO SUGIRAM MUITOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A CONTEMPLAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO DAS BACIAS NO PLANO. A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA ELABORAÇÃO DO PERH É REALIZADA COM DEBATE DE IDEIAS POR MEIO DAS ENTIDADES REPRESENTADAS NO CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS (CPH).

O fluxograma das atividades está direcionado cinco fases. Atividades iniciais, atualização de diagnóstico, análise prognóstica, proposições das ações do plano e a proposta de implementação e acompanhamento do plano.

Ontem foi a abertura dos seminários no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco. A diretoria de Recursos Hídricos do IPA acompanhou o processo de atualização do (PERH-PE) que está sendo coordenado pela APAC/SEINFRA. O prazo previsto para realização dos trabalhos é de 1 ano e seis meses. A construção do plano teve inicio com a assinatura da ordem de serviço em novembro de 2019 e segue até maio de 2021.

O objetivo da atualização do PERH-PE é garantir o uso dos recursos hídricos, sustentando a qualidade, disponibilidade, conservação e aproveitamento de forma racional. A proposta de revisão das unidades de planejamento engloba 13 bacias hidrográficas de Pernambuco, nove grupos de pequenas bacias interiores, seis grupos de pequenas bacias litorâneas e pequenas bacias insulares do arquipélago de Fernando de Noronha.

Fonte: Núcleo de Comunicação