NOTA TÉCNICA – Seca e calor: É o que as tendências climáticas apontam para os próximos 03 meses no Nordeste brasileiro
por Francis Lacerda
Confira nota técnica desenvolvida pela climatologista e pesquisadora do IPA, Francis Lacerda
por Francis Lacerda
Confira nota técnica desenvolvida pela climatologista e pesquisadora do IPA, Francis Lacerda
A climatologista Francis Lacerda, pesquisadora do IPA, foi destaque em entrevista ao programa Viva Maria, da EBC, onde analisou os resultados da COP29, realizada em Baku, Azerbaijão. Durante a conversa, Francis expressou sua preocupação com os desdobramentos da conferência, que deixou países em desenvolvimento e ambientalistas insatisfeitos. “O acordo de US$ 300 bilhões anuais até 2035 para o financiamento climático é insuficiente frente à expectativa de pelo menos US$ 1 trilhão por ano até o final da década”, ressaltou.
Francis também alertou para os desafios climáticos que o Brasil poderá enfrentar nos próximos anos, destacando o impacto do fenômeno La Niña. Segundo a pesquisadora, o fenômeno será um fator crucial a ser considerado na COP30, que ocorrerá em Belém, em 2025.
Para a pesquisadora do IPA, o Brasil terá a oportunidade de assumir um papel central nas discussões climáticas globais na próxima conferência, reforçando a necessidade de maior comprometimento internacional com políticas efetivas de enfrentamento à crise climática.
Confira a entrevista completa no programa Viva Maria!
Por Francis Lacerda
Confira nota técnica desenvolvida pela pesquisadora do IPA e climatologista, Francis Lacerda
Por Francis Lacerda
Confira a nota técnica desenvolvida pela climatologista e pesquisadora do IPA, Francis Lacerda.
No último mês de Outubro foi publicado pela Revista Ciência Florestal, Qualis B2, um artigo de autoria de duas extensionistas e um pesquisador do IPA (Anália Carmem Silva de Almeida, Sônia Formiga de Albuquerque e Geraldo Majella Bezerra Lopes).
O artigo (Heterogeneidade ambiental e sua influência na riqueza e diversidade taxonômica em Floresta Tropical Seca em Pernambuco, Brasil, disponível em periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/73821/64923) faz parte de um conjunto de análises realizadas a partir dos dados obtidos do Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável da Região do Araripe executado entre os anos de 2012 e 2018, entre a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e o Governo de Pernambuco sob a coordenação da então Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (atual Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) o qual teve como interveniente executor o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O primeiro trabalho referente aos dados do Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável da Região do Araripe foram publicados em 2023 pela Revista PAP do IPA (Produção de bioenergia em vegetação da Caatinga em assentamentos no Semiárido de PE-Brasil, disponível em pap.emnuvens.com.br/pap/article/view/282).
Por Francis Lacerda
Confira a nota técnica desenvolvida pela climatologista e pesquisadora do IPA, Francis Lacerda
Por Francis Lacerda
Confira a nota técnica escrita pela pesquisadora do IPA e climatologista, Francis Lacerda.