O primeiro experimento será com o cultivo de lentilha d’água no semiárido pernambucano
Na última terça (29), o presidente do IPA, Joaquim Neto, recebeu a visita de Onder Gun (operador), e Magnus Mollgaard (coordenador), representantes da empresa alemã IAK Agrar Consulting, que vem realizando experimentos com a lentilha d’água no município de Mirandiba, Sertão Pernambucano. A planta, de alto teor proteico, é utilizada, com excelentes resultados, tanto na alimentação de animais como de também seres humanos.
O destaque é que a lentilha pode ser produzida de maneira sustentável em tanques, proporcionando um uso mais eficiente dos recursos hídricos e minimizando impactos ambientais, e com produtividade capaz de atingir cerca de 6 toneladas de proteína por hectare/ano. Um panorama que pode contribuir significativamente para a segurança alimentar local.
O IPA está estudando a possibilidade de estabelecer uma parceria com a IAK Agrar Consulting, visando trazer essa tecnologia inovadora para a região. A união de conhecimentos e esforços promete não apenas transformar a agricultura local, mas também abrir portas para colaborações internacionais que impulsionarão o desenvolvimento sustentável, sendo o Ministério da Agricultura alemão um dos possíveis colaboradores. A Estação Experimental do IPA em Serra Talhada está cotada para sediar o núcleo inicial do projeto.
“Pernambuco sempre foi um estado de vanguarda e o IPA vem ao longo da história agropecuária de Pernambuco realizando pesquisas por meio de parcerias que já resultaram em conquistas marcantes , a exemplo a produção de cebolas por meio de vernalização pela primeira vez no país, a produção de semente de tomates adaptados ao semiárido que alcançou o feito de ser a semente mais vendida do Brasil. Estamos retomando essas referências para atender as demandas atuais dos produtores rurais do nosso Estado” disse Neto.
A equipe do IPA, liderada pelo presidente Joaquim Neto, visitou a III Expoqueijo, realizada na cidade de Araxá, MG.
A Expoqueijo é uma feira que reúne produtores rurais da agricultura familiar e da cadeia produtiva do leite, fabricantes de queijo artesanal e pequenos proprietários da agroindústria, sendo uma grande vitrine da produção brasileira do setor. O evento, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de agosto, também ofereceu espaço para a troca de ideias, exposição de produtos e discussões sobre tendências do mercado.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente Joaquim Neto junto ao presidente da Emater Minas Gerais, Otávio Maia, e o Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, assinou um importante convênio de cooperação técnica entre as duas instituições, dando um passo significativo rumo a um futuro mais promissor para os agricultores e para a nossa terra. O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, também esteve presente na solenidade de abertura, juntamente com outras autoridades estaduais.
Além do IPA, representou Pernambuco na III Expoqueijo o diretor da Adepe, Pedro Neves, presenças essas que demonstram o compromisso do Governo de Pernambuco com a inovação e o desenvolvimento de nossas agroindústrias.
Nesta quarta-feira (23), recebemos em nossa sede a equipe da Diretoria de Infraestrutura Hídrica (DIH) para a entrega das nomeações dos novos supervisores e gerentes da diretoria.
Em cerimônia comandada pelo presidente Joaquim Neto e pelo diretor de Infraestrutura Hídrica, Pedro Henrique Nunes, que também contou com a presença dos diretores de Pesquisa e Extensão Rural, Henrique Castelletti e Francisco Dantas, respectivamente, foram entregues as portarias assinadas, oficializando os novos cargos dos funcionários presentes.
Em sua fala, Joaquim ressaltou que, para sermos bem sucedidos na construção desse novo IPA, é essencial a organização e o trabalho árduo para otimizar o uso de nossos equipamentos, visando a realização de um trabalho tão importante como a garantia de acesso à água potável para a população pernambucana. O presidente também afirmou que confia nos novos gerentes e supervisores para desempenharem esse trabalho.
Confira como ficou a estrutura da Diretoria de Infraestrutura Hídrica:
OSVALDO JANOT CABRAL BATISTA – Gerente do Departamento de Engenharia Rural (DEPE)
WALTER GUEDES LINS – Supervisor do Departamento de Captação de Águas (DECA)
EDNALDO MENDES LIMA – Supervisor da Unidade de Infraesturutra Hídrica de Ouricuri
CÍCERO RAMOS DE SOUZA – Supervisor da Unidade de Infraesturutra Hídrica de Garanhuns
RUI JOSÉ DE SOUSA – Supervisor da Unidade de Infraesturutra Hídrica de Caruaru
IZEUDO TIMÓTEO RAMOS – Supervisor de Departamento de Captação de Águas (DECA)
EVALDO DANIEL DA SILVA – Supervisor do Departamento de Captação de Águas – (DECA)
LUCILENE CRUZ DE SOUZA – Secretária do Departamento de Captação de Águas (DECA)
IVAN BARBOSA DA SILVA – Supervisor da Unidade de Infraestrutura Hídrica de Serra Talhada
ANTÔNIO DE PÁDUA SOUSA – Motorista da Diretoria de Infraestrutura Hídrica
ROSANE UCHÔA CARNEIRO NETTO LOPES – Secretária da Diretoria de de Infraestrutura Hídrica – DIH
SILVANA MARIA AMORIM C. DOS SANTOS – Secretária do Departamento de Engenharia (DEPE)
Na última segunda-feira (21), recebemos no IPA a visita de alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, da UFRPE.
A visita didática dentro do conteúdo da disciplina Agricultura Geral, organizada pelo professor Benedito Luiz Correia, teve como objetivo mostrar o rico trabalho do IPA na área de agricultura, com foco nos serviços de análise oferecidos no Laboratório de Solos e no Laboratório de Análise de Sementes.
Num primeiro momento, os estudantes deixaram no IPA amostras de solos coletadas por eles próprios numa aula prática da disciplina, e depois visitaram o Laboratório de Fertilidade do Solo, onde conheceram a Drª Cristina Lemos, RT do laboratório, e também o Laboratório de Análise de Sementes, que teve suas atividades apresentadas pelas técnicas Cristina Dias e Sueli Oliveira, que são orientadas pela Dra. Vânia Canuto, RT do laboratório.
É o IPA sempre contribuindo para a formação da nova geração pernambucana de técnicos, pesquisadores e trabalhadores da agropecuária.
A equipe do IPA reuniu-se na última sexta-feira (18), para discutir o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado de Pernambuco. O Presidente do IPA, Joaquim Neto, enfatizou a importância da expansão da colaboração com parceiros de diversos setores estaduais.
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos localizados no mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação e cooperação entre si e com outros atores, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino, pesquisa, etc.
Estiveram presentes na reunião as equipes de Pesquisa e Extensão Rural do IPA, que juntas delinearam estratégias para o desenvolvimento econômico sustentável das nossas empresas e do nosso Estado.
Nesta quinta-feira (18), a pedido do presidente Joaquim Neto, a equipe de Infraestrutura Hídrica, comandada pelo diretor Pedro Henrique Nunes, esteve na comunidade Sítio Cupira de Silvestre e Sítio Imbirucu III, no município de Cupira. O Secretário de Agricultura do município, Josenildo Benas, acompanhou a equipe IPA, que além do diretor, contou com o Gerente Amarílio da Silva Cabral, e a geóloga Lara Tainá.
O objetivo da visita foi avaliar a situação dos poços artesianos das comunidades, verificando a estrutura e limpeza dos poços existentes e a viabilidade de marcação de um poço para futura perfuração.
Após a visita às comunidades, a equipe de Infraestrutura Hídrica do IPA foi ao gabinete do prefeito de Cupira, José Maria. Lá, além de discutir as demandas do município, o diretor Pedro Henrique Nudes se encontrou o Secretário de Agricultura de Riacho das Almas, Djair Rosendo, e junto aos nossos técnicos, estudaram as demanda de limpeza de poços daquele município.
A Estação Experimental do IPA em São Bento do Una, referência na melhoria do gado holandês, recebeu a renovação da certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose, emitida pela ADAGRO.
A necessidade dessa certificação é estabelecida pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal, coordenado pelo Ministério da Agricultura, e a propriedade certificada precisa realizar exames anuais em todo o rebanho para a verificação dessas duas doenças para atestar o status sanitário do rebanho.
A renovação de uma certificação tão importante é prova do compromisso do IPA com a saúde e bem-estar dos animais, e também de nossa população.
Entre os dias 10 e 12 de agosto os pesquisadores do IPA, Sérvulo Siqueira e Júlio César Oliveira participaram da 29ª FENAGRI (Feira Nacional da Agricultura Irrigada), em Petrolina.
Na oportunidade, os técnicos participaram do Seminário “Agricultura Digital: Tecnologia e Inovação”, que teve como temas o monitoramento de áreas cultiváveis por meio de drones, sensoriamento remoto para manejo da irrigação, monitoramento integrado de pragas digitais utilizando a IA (Inteligência Artificial), entre outros.
Também exploraram toda a estrutura da feira, visitando os estandes, construindo uma importante troca de informações e conhecimento com empresas e técnicos presentes.
05 de agosto – Extensão Rural do IPA inicia cadastramento para o Programa Garantia Safra 2023/2024 em Serra Talhada
A Comissão formada pelo IPA e pela prefeitura municipal reuniu-se em Serra Talhada para avaliar progressos e superar os desafios iniciais. Já foram contabilizadas 124 associações que apresentaram suas atas, e a previsão é realizar a inscrição de 2700 famílias no programa.
07 de agosto
Na segunda-feira (07), recebemos os Gerentes e Supervisores das 12 Gerências Regionais para planejamento do evento de comemoração dos 88 anos do IPA, que acontecerá no mês que vem.
A comissão de organização ouviu as sugestões e dúvidas da nossa equipe do interior, foi um produtivo dia de construção conjunta para este momento tão especial para o Instituto Agronômico de Pernambuco. Representantes das regionais apresentaram os produtos locais produzidos por agricultores familiares. Houve degustação e muitas surpresas pelo tipo de produto apresentado, todos de excelente qualidade.
07 de agosto – IPA recebe a 21ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste
Na segunda-feira (07), os estados do Nordeste se uniram em um encontro para debater os editais do Programa de Aquisição de Alimentos Saudáveis (PAS/NE) do Banco Mundial/MDA e o projeto Sertão Vivo com Recursos do BNDES/FIDA.
Durante a manhã, a 21ª reunião da Câmara aconteceu na sede do IPA, e contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e gestores estaduais com o objetivo de discutir diversas pautas e alinhar ações a serem apresentadas ao BNDES..
Na parte da tarde, os representantes do Consórcio Nordeste reuniram-se com dirigentes do BNDES de Recife e Brasília. Representando Pernambuco, além do nosso presidente Joaquim Neto, estiveram presentes o secretário de Agricultura Familiar, Bruno França, o assessor especial da governadora Luís Sales e a assessora Marion Lemenha.
08 de agosto
Na terça-feira (08), o IPA, representado por nossos extensionistas, do setor de pesca e aquicultura, e pelo presidente Joaquim Neto, esteve presente em encontro no gabinete da vice-governadora Priscila Krause, juntamente com o secretário de Agricultura Familiar, Bruno França, e um grupo de pescadoras artesanais de Pernambuco.
Nesse encontro, as pescadoras trouxeram consigo uma pauta de reivindicações que não somente destaca as necessidades imediatas da categoria, mas também mostra a visão coletiva dessas mulheres como precursoras em sua profissão. O IPA tem diversas ações desenvolvidas junto as mulheres de Pernambuco no setor.
08 e 09 de agosto – Chega ao fim o primeiro ciclo de Encontros de Integração e Saberes da Extensão Rural
Nos dias 09 e 10 de agosto, encerramos o primeiro ciclo de Encontros da nossa ATER no Cetreino, em Carpina. Desta vez, participaram do encontro os extensionistas das GEREs Garanhuns, Caruaru e Lajedo.
09 a 13 de agosto
O IPA esteve presente na 18ª edição da EXPOGRANITO, realizada no município de Granito entre os dias 09 e 13 de agosto.
A feira, que é uma das maiores do Araripe, contou com espaço para exposição e venda de animais, além de uma programação lotada de informações para o produtor local.
10 de agosto
Reunião com o presidente do SINDAÇÚCAR, Renato Cunha, e equipe. Na pauta, as pesquisas do Instituto, em especial as iniciativas voltadas à sustentabilidade e baixo carbono.
10 de agosto
Reunião com Ana Padilha, Gerente da GRE Mata Centro. Foi firmada uma parceria que vai promover ações de horticultura para os alunos da rede estadual com aulas no campo junto aos pesquisadores e extensionistas do IPA. Os estudantes vão aprender a criar e cuidar de hortas, em contrapartida, a temática será debatida em sala de aula e os participantes terão a oportunidade de consumir os alimentos que irão produzir na própria escola.
10 de agosto – Assistência Técnica do IPA inicia trabalho em horta do Instituto Shopping Guararapes
Nosso extensionista Luciano Pereira, e a Ana Paula, extensionista, Gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural do IPA, visitaram o Instituto Shopping Guararapes para conduzir curso com as mães e avós dos alunos assistidos pelo Instituto que participam da construção da horta do local. Luciano ensinou todo o processo de plantio de hortaliças e também a importância de manter uma alimentação orgânica, livre de venenos.
Ao final da aula, as mulheres deram o pontapé inicial na horta, plantando as primeiras mudas e sementes.
O IPA acompanhará periodicamente a horta, além de manter cursos de formação para as participantes do projeto.
10 de agosto – IPA recebe visita de turma do curso de Agroecologia da UFRPE
Os estudantes do curso de Agroecologia, Campesinato e Educação Popular da UFRPE visitaram o IPA na última quinta-feira (10). Trazidos pela professora Horasa Andrade, os alunos foram recebidos por Mônica Nunes, supervisora do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DEAT), e Ana Paula, gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural (DEEM).
A principal razão da visita foi conhecer a rica experiência do IPA na área de agroecologia na horta orgânica do instituto, onde são produzidas diversas cultivares.
11 de agosto
Na última sexta-feira, realizamos em nossa sede um bingo de Dia dos Pais e um café da manhã especial. teve diversos brindes, entre eles uma bicicleta, ventilador, caixa de ferramentas e barbeadores
Os estudantes do curso de Agroecologia, Campesinato e Educação Popular da UFRPE visitaram o IPA na última quinta-feira(10). O grupo organizado pela professora Horasa Andrade foi recebido representantes do GEMA (Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia), Mônica Nunes, supervisora do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DEAT), e Ana Paula, gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural (DEEM). O objetivo foi conhecer a estrutura do IPA e o trabalho de extensão rural desenvolvido pela instituição.
No primeiro momento, os alunos assistiram a uma apresentação de Mônica Nunes, que mostrou as atividades e políticas públicas de ATER que englobam ao mesmo tempo as áreas da pesca, extensão rural e agroecologia. Em seguida, a extensionista Ana Paula apresentou algumas ações de ATER desenvolvidas pelo IPA, como o projeto Dom Helder, Distribuição de Sementes e o programa Horta em Todo Canto.
A professora da UFRPE ressaltou a importância dos seus alunos conhecerem o trabalho de uma instituição do tamanho do IPA. “Esses estudantes vão ter que lidar com os territórios, com as comunidades, que é onde são desenvolvidos esses programas… mas é importante ver na prática, né? Como é que acontece. Então por isso que trouxe eles para conhecerem o IPA, alguns deles não são do nosso Estado e não conheciam essa empresa que tem uma capilaridade tão grande.”, afirmou Horasa.
A visita foi encerrada com uma experiência prática no SAF (Sistema Agroflorestal) da sede do IPA, onde aprenderam com o extensionista Luciano Pereira algumas técnicas de plantio de plantas medicinais.