IPA e ADAGRO realizam curso sobre sintomas e sinais da Sigatoka Negra para pesquisadores, extensionistas e fiscais agropecuários

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio da Diretoria de Pesquisa, juntamente com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), realizaram durante os dias 27, 28 e 29 de setembro, ações para capacitar pesquisadores, extensionistas e fiscais agropecuários sobre o patossistema Sigatoka Negra x bananeira. A doença foliar é uma das mais destrutivas da bananeira no mundo, sendo oficialmente detectada no mês de julho de 2022, em plantios no estado de Pernambuco. Para realizar a capacitação, o engenheiro agrônomo e fitopatologista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Dr. Wilson da Silva Moraes foi convidado, o qual possui vasta experiência com a Sigatoka Negra e demais doenças quarentenárias da bananeira.

As ações consistiram de palestras no primeiro dia do evento, com amplas informações sobre o patossistema em estudo e sobre a Fusariose raça 4, doença quarentenária A1 da cultura da bananeira; em sequência, no segundo dia foram realizadas visitas técnicas a plantios infectados com a Sigatoka Negra e Fusariose raça 1, nos municípios de Bezerros e Vitória de Santo Antão, para verificação da sintomatologia em campo; e, por fim, no último dia, todo o material coletado em campo foi analisado nas dependências do Laboratório de Fitopatologia (LAF).

Pela manhã do dia 27, o especialista apresentou na palestra sobre a Sigatoka Negra, detalhes das fases/sintomatologia e informações acerca do manejo/controle da doença. Os primeiros sintomas são pequenas pontuações marrons entre as nervuras do limbo foliar, na face abaxial da folha, que evoluem para traços, estrias e, posteriormente, manchas. As lesões aumentam em tamanho, tornando-se fusiformes ou elípticas, culminando com a necrose dos tecidos foliares, tornando as folhas enegrecidas, resultando no aspecto característico da doença. No período da tarde, Dr. Wilson apresentou a palestra sobre Fusariose causada por Fusarium oxysporum f.sp. cubense raça 4 (FOC R4T), a doença mais destrutiva da cultura no mundo, para a qual não existe tratamento químico ou mesmo material resistente disponível. Segundo o especialista, a raça 4 do fitopatógeno ainda não se encontra presente no Brasil, no entanto, já foi detectada em países vizinhos, como a Colômbia (em 2019) e o Peru (em 2021), ressaltando a importância de iniciar o acompanhamento preventivo nas áreas de produção, afim de nos prepararmos para sua possível introdução no país.

No segundo dia de atividades (28), visitas as áreas de plantio foram realizadas para observação dos sintomas in loco nas plantas doentes, o qual serviu para diferenciação da sintomatologia de outras doenças e pragas, que podem incidir nas plantas de bananeira e inicialmente confundir o diagnóstico da doença. Ressaltou ainda que a identificação precoce da sintomatologia em campo, resulta na adoção rápida de medidas de manejo, afim de manter sob controle a severidade da doença e minimizar as perdas econômicas devido a diminuição da produção/produtividade da cultura.

No último dia do evento (29), as amostras coletadas nas áreas de plantio foram analisadas no LAF, onde os tecidos infectados e os sinais foram observados utilizando lupas e microscópios. No tecido de folhas jovens afetadas pela Sigatoka Negra foram observadas na lupa, a presença de pequenas pontuações de coloração marrom, conforme explicado durante a palestra, esses são os sintomas iniciais da infecção, os quais também podem ser observados com lupa de bolso, em campo. Além disso, no tecido necrosado foram observados numerosos corpos de frutificação globosos (peritécios), de tamanho pequeno, coloração negra, que contêm estruturas chamadas de ascos, nos quais encontram-se o ascóporos de Mycosphaerella fijiensis (fase perfeita do fungo). Estruturas de Paracercospora fijiensis (fase imperfeita do fungo) também foram observadas durante as análises dos sinais. Ressaltou ainda, a importância de confirmação das estruturas do fitopatogneo em laboratório, com a finalidade de fechar o diagnóstico da doença.

A Diretoria de Pesquisa do IPA e a ADAGRO, proporcionaram a seus funcionários e colaboradores a capacitação e qualificação necessárias para identificação de sintomas e sinais da Sigatoka Negra, visando desta forma a identificação precoce da doença e, consequentemente, a adoção de manejo adequado para conviver com mais esta ameaça a cultura da bananeira no estado de Pernambuco.

Read More

IPA marca presença no lançamento do 29º Agrinordeste

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe) lançou a 29ª edição do Agrinordeste, durante café da manhã com lideranças empresariais, políticas e governamentais, ligadas ao agronegócio. A diretora de pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Danusa Correia, representou o presidente do IPA Bartolomeu Monteiro no encontro, ao lado do pesquisador, José Nildo Tabora, que também participou do encontro que ocorreu na terça-feira (27/09), às 8h30, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem.

O Agrinordeste, que ocorre de 1º a 4 de novembro, ocupará toda a área do Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco. Nesse sentido, também registra um recorde de 450 estandes. Esses números o projetam como o maior evento indoor do agronegócio no Norte/Nordeste e um dos maiores do país. A entrada é gratuita e o funcionamento será das 10h às 21h. A organização estima que 55 mil pessoas participem do evento, durante os quatro dias.

Read More

É preciso acolher e prevenir

A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida. No mundo, acontece um suicídio a cada 40 segundos: um milhão de vidas que poderiam ser salvas com a abordagem e acolhimento adequados ainda nos primeiros sinais de alerta.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que pelo menos nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas com educação e campanhas de prevenção.

Compreendendo a necessidade de mudar esse cenário, nasceu a proposta do mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo. O Instituto Agronômico de Pernambuco reconhece a importância de participar do esforço para promover a vida e a saúde.

Read More

Vacas da raça Girolando Puro Sintético do IPA são premiadas na Expoagro Nordeste  

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ganhou duas premiações no Campeonato Melhor Vaca Jovem, realizado durante a 2ª Expoagro, que ocorreu de 17 a 25 de setembro, no Parque de Exposição do Cordeiro. Foram premiadas duas Vacas da raça Girolando Puro Sintético. A IPA Calva ganhou como Grande Campeã e a IPA  Jeriquaquara como Reservada Campeã.

Os animais integram o rebanho da Estação Experimental de Arcoverde ,  referência na seleção e melhoramento genético da Raça Girolando. Há mais de 40 Anos a Estação seleciona animais 5/8 Girolando e realiza a formação de puro Sintético Girolando, tendo hoje um dos principais rebanhos Puro Sintético do Brasil.

“O rebanho pode ser considerado patrimônio genético relevante para o melhoramento genético dos rebanhos de gado de leite do Estado de Pernambuco, apresentando constituição genética singular, uma vez que é selecionado na região semiárida do Estado, e assim, apresenta grande poder de adaptação e produção nesse ambiente”, explica o pesquisador do IPA, Júlio Oliveira.

Read More

Pesquisadora do IPA faz visita técnica em Fernando de Noronha

A pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Diana Andrade, responsável técnica do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais esteve durante essa semana no arquipélago de Fernando de Noronha, para dar continuidade as ações já firmadas na ilha. O objetivo é utilizar a cultura de tecidos, como ferramenta para contribuir com a produção de alimentos e mudas para auxílio da recomposição da flora local.

Os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos com o Instituto Chico Mendes da conservação da biodiversidade (ICMBIO) e gestão de Meio Ambiente através escritório local da extensão rural, fazem parte do conjunto de ações do IPA propostas para a ilha.

de acordo com a pesquisadora, a utilização do cultivo in vitro tem como um dos principais benefícios a produção de mudas sadias, evitando assim a entrada de material que podem causar danos a flora local.

Read More

Segurança do Trabalho promove roda de conversa sobre Setembro Amarelo

O Departamento de Segurança do Trabalho do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu nesta quinta-feira (22), uma roda de conversa destacando a Campanha Setembro Amarelo com o médico psiquiatra Rafael Oliveira Gomes da Costa. O especialista ressaltou os impactos na sociedade como um todo no momento pós-pandêmico.

A Campanha Setembro Amarelo destaca a prevenção do suicídio. A melhor maneira de ajudar o próximo é por meio da informação, do aprendizado e, assim, auxiliar por meio de uma escuta ativa e sem julgamentos, com empatia e disponibilidade, sempre levando a um acompanhamento médico mental, que saberá como agir diante da situação do paciente.

Durante a roda de conversa, o psiquiatra Rafael Oliveira ressaltou os principais transtornos, como depressão transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, transtornos de humor, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de personalidade, bem como transtornos alimentares e transtornos de uso de fármacos.

O médico esclareceu dúvidas e explicou as consequências do transtorno da personalidade borderline, que é marcado por impulsividade, irritação diante de respostas negativas, dificuldade no controle da raiva e idealização extrema.

Alguns fatores que levam ao desenvolvimento do transtorno podem ser a predisposição genética, experiências como enfrentar doenças graves ou a morte de entes queridos, situações de abuso ou negligência, e também instabilidade familiar.

Read More

Extensão Rural do IPA expõe biodigestor portátil na ExpoAgro Nordeste 2022

Os extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), expõem até domingo 25/09, na ExpoAgro Nordeste 2022 um biodigestor portátil, capaz de converter esterco animal e resíduos orgânicos de residências e pequenos negócios em gás de cozinha e fertilizante líquido.

O equipamento está montado na principal Rua do Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, na entrada de acesso ao público. Durante a abertura, o extensionista Dijair Alves explicou aos visitantes o funcionamento e o benefício do equipamento para os produtores rurais. O sistema do biodigestor é autônomo, e não exige energia elétrica ou água pressurizada para funcionar, tem capacidade para produzir até oito horas de gás de cozinha diariamente.

O biodigestor portátil realiza o aproveitamento de biogás utilizando a biomassa gerada por dejetos bovinos e o emprego dos resíduos sólidos gerados como biofertilizante para adubação da terra, dessa forma oferece-se um destino correto para os dejetos dos animais, minimizando a contaminação ambiental e evitando a emissão para a atmosfera dos principais gases poluidores, pois estes ficaram retidos no biodigestor até o momento de sua combustão.

A ExpoAgro Nordeste visa oferecer várias oportunidades de novos negócios aos participantes, assim como, aproximar o grande público da cidade com a vida no campo. A feira contará com 3 mil animais vindos de várias regiões do Brasil. Desde bovinos, tanto de corte quanto de leite, caprinos, ovinos, equinos, bubalinos, suínos e várias outras espécies. O extensionistas do IPA também irão orientar, durante a Expoagro,  a maneira correta  como armazenar a cama de galinha.

Fotos: Adriano Manoel/IPA

Read More

Extensionista do IPA participa do marco inicial do georreferenciamento do assentamento Gurjaú, em Cortês

A extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joana Darc do escritório de Cortês, acompanhou junto com a equipe do INCRA o marco inicial do georreferenciamento do assentamento Gurjaú, na zona rural.  Participaram da visita também as equipes da Secretaria de Agricultura do município juntamente com os vereadores José Antônio e Letícia Borba.

O Georreferenciamento é um instrumento adotado pelo INCRA como uma forma de padronizar a identificação de imóvel. Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas ou imagens. No Gurjaú, a ação acontece após 30 anos de espera dos assentados da localidade.

Esse trabalho está sendo realizado devido acordo de cooperação técnica da Prefeitura de Cortês com o INCRA. Ao todo são 36 lotes acompanhados para o processo de titulação e mais de 40 famílias que estão buscando a regularização.

Após o processo de georreferenciamento, tem início a metodologia de outros documentos, que garantem às famílias assentadas a posse da terra e, dessa forma, evita que se perca o direito de permanência na terra e as políticas conquistadas.

Read More

Programa Alimenta Brasil encerra atividades com superação de meta em Barra de Guabiraba

O encerramento do Programa Alimenta Brasil/PAB 2022 em Barra de Guabiraba foi realizado nesta quarta-feira (15). A iniciativa foi um sucesso. A meta inicial de R$ 50.000,00 foi superada, chegando a R$ 79.998,83, beneficiando nove agricultores e 12 instituições, com 34.575,15 quilos de alimentos adquiridos e doados e milhares de famílias alimentadas pelo programa.

O evento contou com a presença do Gerente Regional de Caruaru, Rui José, do Supervisor Regional, Leirson Vasconcelos, do Vice Prefeito, Eugênio Azevedo, além da equipe local do escritório local, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, de agricultora e agricultores fornecedores do programa, trabalhadores do transporte e distribuição dos alimentos, e de gestoras e gestores.

“Com o sentimento de missão cumprida, encerramos este ciclo com muita alegria, satisfação, emoção e comoção. Esperamos que o programa tenha vida longa, Barra continue sendo contemplada, e que nossa cota aumente, para que possamos alimentar mais famílias e por mais meses”, destacou o Gerente Regional de Caruaru, Rui José .

Read More

Manejo de Ovinos e Caprinos é tema de capacitação  em Tacaimbó

“Manejo de Ovinos e Caprinos” foi o tema da capacitação, ministrado pelo Médico Veterinário Marlos Rêgo, nesta quarta-feira (14), por meio escritório local do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Tacaimbó, ligado à Gerência Regional de Caruaru. O evento contou com a presença do diretor de Extensão Rural, Bruno Santos.

O curso foi dividido em dois momentos, teoria e prática. Os produtores se mostraram muito satisfeitos com o curso. A iniciativa contou com a poio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tacaimbó. A coordenação foi da equipe do IPA local, George Vasconcelos e Selma Sobral, com a contribuição do instrutor Marlos Rêgo.

Read More
  • 1
  • 2