Na terça-feira (08), o IPA, representado por nossos extensionistas e pelo presidente Joaquim Neto, esteve presente em um encontro no gabinete da vice-governadora Priscila Krause, juntamente com o secretário de Agricultura Familiar, Bruno França, e um grupo de pescadoras artesanais de Pernambuco.

Nesse encontro, as pescadoras trouxeram consigo uma pauta de reivindicações que não somente destaca as necessidades imediatas da categoria, mas também mostra a visão coletiva dessas mulheres como precursoras em sua profissão. Desde a reintegração de programas essenciais até a formulação de novas estratégias, a pauta reflete um comprometimento com o futuro sustentável das atividades pesqueiras.

A reunião também proporcionou espaço para a corajosa denúncia das pescadoras sobre questões territoriais e danos ao meio ambiente. A preservação dos ecossistemas costeiros e a atenção ao equilíbrio ambiental foram destacadas como prioridades vitais.

Foi encaminhada pela governadora a formação de um grupo de trabalho multidisciplinar, que também considerará os programas do Governo Federal, especialmente do Ministério da Pesca e Aquicultura. A união dessas iniciativas estaduais com os programas federais representará passos significativos em direção aos avanços necessários para a categoria.

O IPA continuará seu trabalho de garantir o suporte necessário à pesca artesanal e às nossas pescadoras e pescadores.