A Diretoria de Extensão Rural do IPA, por meio do Departamento de Educação e Metodologia (DEEM), participou, na última segunda-feira, do Encontro para Agentes Locais de Formação – Proforext – Sementes da Mata.

Trata-se de mais uma etapa de preparação de jovens que moram em assentamentos para atuarem como agentes locais de extensão rural.

O processo de formação conta, além do próprio IPA, com a parceria de diversos movimentos sociais e suas entidades representativas, bem como do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do INCRA, da UFRPE e do seu do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC). 

A expectativa é que as parcerias sigam para além desse encontro, permanecendo em todo o processo formativo. Mais que isso: sigam nas etapas de atuação posterior e no desenvolvimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), junto às comunidades assentadas.

O IPA teve como representantes as extensionistas Cátia Lira e Milze Luz, que integram o Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia(GEMA) do Instituto, no encontro que aconteceu na sede do INCRA.