Nessa segunda (27) o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e técnicos da extensão receberam Ana Luíza Ferreira – secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (SEMAS), Diogo Bezerra- secretário de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco , Diogo Bezerra e Dirce Ostroski – consultora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para avaliar diversos projetos e propostas a serem desenvolvidas em parceria entre as instituições.
Dentre os principais assuntos abordados: fomentos nacionais e internacionais para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, pesca e pecuária, todos com enfoque na sustentabilidade e preservação ambiental em todas as regiões do Estado e também Fernando de Noronha. O presidente do IPA, Joaquim Neto e técnicos apresentaram um detalhamento dos muitos projetos criados e desenvolvidos pela Extensão do IPA , seus resultados e as demandas já levantadas.
Os Quintais Produtivos de Fernando de Noronha, idealizados e implementados junto aos ilhéus com assistência técnica do IPA, a erradicação de espécies botânicas invasivas na ilha, a produção de espécies nativas já em teste nos laboratórios e a potencialidade da apicultura, e também as espécies indicadas para a retenção de carbono, importantes para o projeto de descarbonização no Estado. Em sua totalidade, projetos alinhados com os objetivos da governadora Raquel Lyra, que é tornar Pernambuco uma vitrine da sustentabilidade no Brasil.
” Fico extremamente feliz em me aprofundar sobre a potência técnica e projetos do IPA, muitos já alinhados com a nova proposta da Secretaria de Meio Ambiente. Somos um só governo e pretendo formar grupos temáticos e nos reunir sempre para elaborar projetos e debater soluções conjuntas para o Estado”, afirmou a secretária Ana Luíza.
O secretário Diogo Bezerra garantiu que todos os fomentos que estiverem ao alcance do Governo do Estado serão catalogados, bem como os procedimentos para efetivar os aportes financeiros. “Para empreender precisamos de recursos, mas especialmente estarmos aptos a captá-los. Vamos trabalhando de forma conjunta para que isso aconteça. A meta é concretizar todas as metas do Plano de Governo”, disse.
O presidente do IPA, conforme orientação da gestão, ressalta que o Instituto está empenhado para dar todo o suporte necessário a pesquisa, assistência técnica e extensão rural, estruturando as ações dos arranjos produtivos locais, no Estado de Pernambuco conforme demandas. “A equipe do IPA tem o propósito de colaborar para que Pernambuco seja um Estado referência em produção, produtividade e sustentabilidade. O IPA trabalha em várias linhas de ação e está otimista em implementar e desenvolver novos projetos em parceria”, disse Joaquim.