Tecnologias alternativas de energias renováveis foi tema do Dia Especial, realizado na Comunidade Quilombola do Araçá, no município de Mirandiba.  A iniciativa é do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), promovido pela Gerência Regional do IPA, em Salgueiro, que aprimorou algumas inovações apresentadas.

A ação contou com a participação do diretor de Extensão Rural, Bruno Santos. “É importante incentivar o uso de tecnologias socioambientais e financeiras sustentáveis a fim proteger o meio ambiente e promover a melhoria da qualidade de vida no campo”, destacou o diretor.

 O evento reuniu 80 agricultores e agricultoras que conheceram quatro tipo de tecnologias alternativas na área da energia renovável. “O objetivo é estimular a adoção das tecnologias alternativas de energias renováveis pelas famílias agricultoras, chamando a atenção também das instituições financeiras para fomentarem essas tecnologias”, destaca Milze Luz, gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural – DEEM do IPA.  

São elas: uso de fogão alimentado com pó de serra ou serragem para economia do gás de cozinha; uso de fogão solar para economia do gás de cozinha; técnica de produção do gás metano através do biodigestor e uso de energia fotovoltaica para bombeamento de água na produção e abastecimento da comunidade.